Não Encontrou? Pesquise Aqui!

Destilação Simples

Destilação Simples
Introdução
1.1 O que é uma mistura?
Mistura é todo o material constituído por duas ou mais substâncias puras chamadas componentes da mistura. Ao contrário da substância pura, tem composição variável e,conseqüentemente, densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição e outras propriedades variáveis.
1.2 Obtendo substâncias puras a partir de misturas
Um dos grandes desafios da Química sempre tem sido a obtenção de substâncias puras a partir de misturas, já que a maioria dos materiais presentes na natureza é formada por misturas de substâncias. E como já se sabe, é possível saber se uma espécie de matéria é substância pura ou mistura através das análises de suas propriedades específicas. Se o resultado das análises indicar uma mistura de várias substâncias e se queira isolar as substâncias puras presentes será necessário escolher um método adequado de purificação.
E como nosso interesse é depositado na separação de duas fases – uma líquida e uma sólida – utilizaremos o método da destilação simples, que nada mais é que um processo de separação (purificação) que se baseia na diferença entre os pontos de ebulição dos componentes da mistura.
Objetivo
2.1 Realizar o desdobramento da mistura, utilizando o método de separação da destilação simples.
2.2 Concluir se realmente a destilação simples separará a mistura desejada.


Materiais
3.1 Na prática da destilação foram usados os seguintes materiais:
• balão de destilação
• cabeça de destilação
• condensador
• funil comum
• garras e mufas
• garra para fixação de termômetro (não foi usado)
• mangueiras de látex
• manta aquecedora
• pérolas de vidro
• erlenmeyer (50mL)
• suporte universal
• termômetro (não foi usado)
• unha
Reagentes
4.1 Amostra: Solução aquosa de Cloreto de Sódio (NaCl).

Metodologia
5.1 Primeiramente, tranferiu-se a amostra de NaCl para o balão de destilação. Adicionou-se de 3 a 5 pérolas de vidro e se deu continuidade com a montagem da aparelhagem de destilação simples.
Coma aparelhagem já devidamente montada e ligada, aqueceu-se lentamente a mistura de modo que a destilação ocorra vagarosamente e recolhendo o destilado até aproximadamente 35mL, não esquecendo de mencionar que o primeiro mL foi rejeitado, por motivo de contaminação.
Em seguida foram devolvidas as alíquotas recolhidas e o resíduo da destilação em recipiente adequado, desligou-se a manta de aquecimento e se esperou até o esfriamento do sistema,procedendo com o desmanche do sistema e a limpeza do material utilizado.
Resultados
6.1 Foi apurado que, a experimentação ocorreu de modo adequado e não houve sequer alguma anormalidade decorrente do mesmo.
Discussão
A seguir, veremos pequenos detalhes não relatados ou não muito bem esclarecidos anteriormente, ocorridos durante a prática.
7.1 A solução é aquecida até a ebulição, etapa em que ocorre a vaporização apenas da fase líquida. O vapor, ao ser expulso do balão de destilação, dirigi-se para o condensador,que é refrigerado a água; quando entra em contato com suas paredes frias, condensa-se retornando ao estado líquido. Em seguida, escorre pelo condensador, atingindo a unha; onde é recolhido em um frasco apropriado e recebe o nome de destilado (nesse caso, água destilada).No final desse processo o destilado fica retido no frasco e o sólido, no balão.
Conclusão
8.1 Concluiu-se que a destilação simples é o método mais eficaz para a separação de misturas sólido-líquido, separando toda a solução em H2O (água) e NaCl (sal de cozinha)
Perguntas e Respostas
Por que a destilação simples não é usada na separação de líquidos com ponto de ebulição relativamente próximos?
Porque o método da destilação simples é um processo baseado na diferença entre os pontos de ebulição dos componentes da mistura
E se tivermos dois líquidos com pontos de ebulição relativamente próximos, não o conseguiremos separar com o método da destilação simples.
Por que é perigoso aquecer um composto orgânico em uma aparelhagem totalmente fechada?
Pois se por acaso a aparelhagem estiver totalmente fechada, a pressão emitida pelo vapor do líquido cuja substância será separada, será tanta, que poderá a vir causar um acidente.
Qual a fução das pérolas de vidro em uma destilação?
A função decorrente das pérolas de vidro é equilibrar a energia cinética contida no balão, evitando que haja projeção da substância para fora do recipiente.
Por que a água do condensador deve circular contra a corrente do destilado?
Para que haja uma uma maior troca de calor entre eles,assim quando quando o destilado entra em contato com as paredes frias do condensador, condensa-se
Por que no início da destilação, o balão deve estar preenchido na máximo até a metade de seu volume?
Porque se o líquido contido no balão ultrapassar a metade, ocorrerá um possível dano à experiência, pois o líquido quantido no balão será tanto que o vapor não passará pela estreita passagem que tem o balão de destilação.

Faça uma Doação

O SOSEstudante é um site GRÁTIS! Ajude o projeto com uma doação de qualquer valor...

Outros Links

Copyright © 2000 - 2016 SOSEstudante.com. Todos os direitos reservados.