|
Ciclo do Gado
Vaqueiro do sertão de Canudos - Foto: André Vilaron
A conquista do sertão nordestino e dos limites ao sul do Brasil foram, em grande parte, uma obra da pecuária. O gado chegou a terras brasileiras trazido por europeus e, por ser uma atividade econômica viável longe do litoral, ajudou a deslocar a população rumo ao interior.
As tropas foram abrindo trilhas e semeando currais, pousadas, feiras e povoados por todo o país. O gado logo se transformou no principal meio de transporte de carga e um importante aporte na alimentação e no trabalho nas minas e engenhos canavieiros. No sul, os rebanhos formados pelos jesuítas nos aldeamentos indígenas estiveram no centro das disputas territoriais entre Portugal e Espanha e deram origem à pecuária em todo o Cone Sul.
O gado mudou os hábitos alimentares e enriqueceu a dieta baseada na mandioca. Além de fonte de renda, o aproveitamento do couro como matéria-prima para utensílios domésticos também ajudou a caracterizar a vida do sertanejo. O folclore brasileiro incorporou cantigas como o aboiado, o bumba-meu-boi além de narrativas em verso sobre proezas e domas de bois bravos e vaqueiros valentes.
Recuperar as marcas da convivência entre os pioneiros e seus rebanhos em um tempo em que pampa e sertão eram dois lados da mesma vastidão vai ajudar a apontar as razões para a permanência da criação animal como importante atividade econômica e elemento colonizador ainda neste final de século.
Livro e ficha técnica
Brasil 500 anos de imagens: Ciclo do gado
O livro vai mostrar os caminhos percorridos pelas tropas de gado e as cidades criadas em pontos de pousadas e feiras onde era feito o comércio dos rebanhos. As expressões da herança pastoril e da presença do gado na vida cotidiana brasileira marcaram o folclore do país com imagens de grande riqueza como, por exemplo, o bumba-meu-boi.
O manejo dos rebanhos e o processamento artesanal do couro também são atividades que formam um universo de grande beleza. Além disso, a criação de animais se estende de norte a sul do Brasil possibilitando um mosaico de paisagens e culturas, expresso nas diferentes formas de aproveitamento do gado como alimento e fonte de matéria prima para utensílios.
Fotógrafo:
Celso Oliveira
Consultor: Prof. José Otávio Catafesto- Antropólogo-Historiador/UFRGS
Execução:
Pesquisa inicial - levantou as seguintes áreas de atuação:Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Pesquisa - Detalhamento dos roteiros, bibliografia, documentos, iconografia, fontes especializadas, seleção de áreas, marcos e experiências culturais a serem fotografados.
Documentação fotográfica - Inventário visual do ciclo, com iconografia definida em pesquisa, resultantes culturais e ensaio pessoal do fotógrafo sobre o ciclo.
Orçamento: R$ 190.700.00 (cento e noventa mil e setecentos reais).*
* A renda obtida pela venda deste livro sobre o ciclo do gado será integralmente revertida para o Ex-Cola do Rio de Janeiro. Trata-se de uma ONG que trabalha com meninos e meninas de rua através de projetos educacionais.
Prazo de execução: 6 meses
Voltar
|