Não Encontrou? Pesquise Aqui!

Indios

 

                                               yanomae thépé

A maioria das nações indígenas brasileiras mantém  contato com os homens brancos.                                         Mas existem exceções. Há 53 grupos isolados, que vivem quase como nos tempos pré-históricos.

Eles moram em lugares distantes, nas florestas e montanhas, e fogem quando os brancos se

aproximam. E o caso dos ianomâmis, que chamam a si próprios de Yanomae thépé  que significa seres  humanos. Devido ao isolamento, eles mantêm suas , tradições, como só dar nomes às crianças quando elas completam 2 anos. Os ianomâmis tiram todo o seu sustento da floresta, com a caça, a pesca e a coleta              de frutos, castanhas e favos de mel.

      Nos estados de Roraima e Amazonas na fronteira com a Venezuela, vivem quase 10 mil ianomâmis.

é a maior e mais isolada nação indígena da Amazônia. Do outro lado da fronteira, na Venezuela, há mais uns 15 mil ianomâmis. Muitas vezes os moradores de aldeias vizinhas se encontram para celebra casamentos

e rituais.

     Os ianomâmis permanecem isolados porque o relevo acidentado e os rios com cachoeiras dificultam o

acesso às suas terras.Mas o subsolo cheio de ouro atraiu os garimpeiros nos anos de 1980.As conseqüências

foram desastrosas:rios poluídos,morte de peixes e de outros animais,desmatamento e erosão do solo,além das

doenças,como gripe e sarampo,contra as quais eles não têm proteção.Muitos ianomâmis morreram.

     A situação melhorou depois de 19991,com a demarcação das terras.

                                                                   Arara

 As mulheres dessa tribo usam, Como roupa, apenas uma espace de cinto chamado uluri, feito de entrecasca de árvore. Se esse cinto se romper (por acaso), a mulher se sente desprotegida e nua a presença deste cinto significa que a mulher sexualmente   não está disponível, e a aproximação só  acontece quando ela o retira. Alguns desses povos já estão extintos. Sua língua  é a tupi.

No ritual  de transição  entre a infância e a vida adulta os meninos ficam reclusos na casa dos homens e tem que passar por sofrimentos físicos e dar provas de força Embora não  haja um  espaço fisco determinado, as meninas também tem que cumprir alguns rituais de passagem.

                                                               Wai-Wai

Grupo de aproximadamente 1250 índios que vivem nas áreas Indígenas Nhamundá- Mapuera, no oeste do Pará, e Wal.Wai em Roraima.

Fazia parte da cultura deles a troca de mulheres capturadas de outras aldeias

concideradas troféus de guerra. Com a chegada  dos holandês Que colonizaram o Suriname  antiga colônia nas Gualdas, OS Indios estabeleceram este mesmo tipo de relaçao, ' trocando mulheres por artigos europeus. Os Holandeses se utilizaram

desta prática para conseguIr com os índios, ao Invés de trazer , mulheres de escravos negros fugidos .

Outros Links