Página Principal seta Biblioteca seta Redação seta Pobre Educação ( sobre a educação no Brasil, redação)

Não Encontrou? Pesquise Aqui!

Pobre Educação ( sobre a educação no Brasil, redação) Imprimir E-mail


Bookmark and Share

A Educação no Brasil.

Pobre Educação

            A educação no Brasil é precária. Talvez seja coincidência ser um país subdesenvolvido.
            De uns tempos pra cá, um leve investimento na educação vem surgindo. Tais como Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e valorização do Magistério) e o Programa Bolsa-Escola.
            Um dos maiores problemas é a desvalorização do professor. São poucos os professores que ganham um salário digno de seu trabalho. No ensino fundamental por exemplo, estima-se que mais da metade dos professores não tenham Ensino Superior ou nem mesmo o Ensino Médio completo. Assim é difícil exigir que alunos tenham uma boa formação para enfrentar processos seletivos, uma faculdade, em fim, a vida.
            Claroque existem exceções, em que escolas e professores são de boa qualidade e qualificação, na rede pública de ensino. Contudo é em escolas privadas que o professor ganha mais, o aluno aprende mais, e podem contar com uma infra-estrutura boa. O que em escolas públicas não acontece com freqüência, devido à falta e ao desvio de verbas, em fim, investimentos na educação.
            Os pais também são de grande importância para a formação profissional de seus filhos. Incentivo a leitura, ajuda, apoio moral e a presença dos pais na vida escolar do filho é fundamental. Mas geralmente não é isso que se vê por aqui.
            Aos poucos o Brasil vai melhorando e investindo mais em educação. Aos poucos...

Henry Heberle
 
< Anterior