Página Principal seta Resumos de Livros seta Resumos O seta O Anjo Linguarudo

Não Encontrou? Pesquise Aqui!

O Anjo Linguarudo Imprimir E-mail
Escrito por Ana Paula Lins   


Bookmark and Share

Livro: O Anjo Linguarudo                                   

Autor: Walcyr CarrascoEditora Moderna            

O livro é narrado pela personagem Felipe, um menino órfão, que fala sobre sua vida e seus “altos e baixos”.           

Ele começa falando de sua vida no interior do Paraná: morava com seus pais( Paulo e Isa) numa casa simples e alugada, onde mantinham uma quitanda na qual trabalhavam. Sua mãe estava grávida. Seus avós maternos moravam em outro bairro, numa casa pequena, onde viviam também seus tios e primos.           

Houve uma tempestade na cidade e seus pais perderam tudo na enchente. Não havia lugar para eles na casa dos avós, então ficaram abrigados na quadra de uma escola. Seu pai ficou sem emprego e seu irmão (Gabriel) nasceu. Não tinham dinheiro. Seus pais conseguiram emprego em São Paulo: sua mãe como empregada e seu pai como motorista e jardineiro na casa de um milionário que não aceitava crianças, mas acabou aceitando o bebê. Felipe ficou na casa dos avós. A casa era pequena para tantos e o dinheiro era pouco. Felipe era considerado um “estorvo”.           

Um dia, seu pai, sua mãe e seu irmão vieram com o carro do patrão pegar umas mudas de pinheiro e tinham uma proposta de emprego para sua avó, que aceitou. Na volta para São Paulo sofreram um acidente, no qual todos morreram. Felipe continuou com seu avô, tios e primos, mas a situação financeira da família ficou péssima. A irmã de seu avô (Tia Noeli), que trabalhava em São Paulo, conversou com o ex-patrão ( Sr. Samuel) de seus pais e contou a situação de Felipe. Sr. Samuel se prontificou a criá-lo. Inicialmente Felipe não queria, pois preferia ficar com a família, e além disso, sabia que ele não gostava de crianças, mas depois resolveu experimentar. Levou consigo o álbum de casamento de seus pais.Ao chegar no apartamento, levado por Tia Noeli, conheceu o Sr. Samuel ( tinha sido um pianista famoso), Ofélia ( uma cachorrinha) e Joelma ( a empregada).Felipe procurava se comportar bem e não incomodar “Tio Samuel”.

Joelma vivia implicando com ele, mas ele não reclamava porque tinha medo de ser devolvido. Felipe tinha um quarto com televisão, videogame, armário e banheiro, foi estudar numa boa escola onde fez amigos: Raquel, Ricardo, André e Geraldo ( tinha dificuldades de falar e ouvir, não tinha amigos). Todos pensavam que Felipe era órfão mas vivia com o tio. Raquel implicava com Geraldo dizendo que ele era adotado. Um dia, ele levou a rosa do canteiro da Raquel para a professora e ela ficou furiosa, resolveu se vingar colocando um bombom com pimenta na lancheira dele, juntamente com André. A mãe do Geraldo ficou furiosa e cobrou providências da escola, que questionou André, Ricardo e Felipe, este, com medo de decepcionar o “Tio”, contou tudo o que aconteceu.

André e Raquel foram suspensos e passaram a acusá-lo de traidor e dedo-duro.Felipe ficou muito triste e contou tudo para seu “Tio”, que o repreendeu dizendo que para ele, o pior defeito era ser “dedo-duro” e o colocou de castigo. Felipe escutou comentários de seu “tio” à uma amiga (Lavínia) sobre como estava decepcionado com ele e passou a tratá-lo com “frieza”.Felipe telefonou para Tia Noeli e pediu que viesse buscá-lo. Contou tudo o que aconteceu à ela, que o apoiou. Tia Noeli  foi conversar com o Sr. Samuel, que acusou Felipe de ter contado tudo à ele por interesse. Tia Noeli ficou revoltada com sua atitude e da empregada em relação ao menino e o levou para o seu emprego. Sr. Samuel foi até o emprego dela, falou que ele havia esquecido o álbum de fotos e pediu para que Felipe voltasse a ficar com ele.

Felipe ficou feliz em saber que era querido. Combinaram de aumentar o diálogo entre eles e que deixariam o coração falar como deveriam agir. Deveriam ser sinceros. Felipe passou a assumir sua condição de órfão dos ex-caseiros de seu “Tio” e, além dos amigos que tinha, conquistou mais uma, a Kátia (ex-moradora de favela).Aos poucos sua amizade com Raquel foi se transformando em algo mais e sua relação com “Tio Samuel” cada vez mais amorosa. A vida tem seus “altos e baixos”.
 
< Anterior   Próximo >