Página Principal seta Resumos de Livros seta Resumos O seta O Oleo de Lorenzo

Não Encontrou? Pesquise Aqui!

O Oleo de Lorenzo Imprimir E-mail
Escrito por Walesca Campos   


Bookmark and Share

Título do filme: O óleo de Lorenzo, EUA, 1992.Direção - George Miller, 129 mim. Um garoto levava uma vida normal até que, aos seis anos, ele passa a ter diversos problemas de ordem mental, que são diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara e que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisarem sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.
Conhecimento Temático

 
            .2.1 Relação com a Filosofia.
 
              Podemos observar no filme que a dor de Lorenzo é muito grande, e nem assim seus pais desistem. Eles dividiram o problema em duas vertentes “Cura e Trata. E como nos aprendemos com”Descartes” O método cientifico consiste em duvidar dividir, ordena e revisar. Foi assim que os pais de Lorenzo conseguiram achar o óleo que deu uma esperança a Lorenzo. Eles não aceitaram a morte do filho como certa falada pelos médicos “Donos do saber”, e foram a luta e dividiram o problema, atacaram primeiro a cura e depois pensaram no tratamento das seqüelas que tomou conta do garoto.             O filme nos leva a pensar, sobre a serviço de quem esta a ciência, as amostras significativas colocam a ciência como Deuses, a ética, podemos observar também a questão ética, busca de tratamentos e curas, a ciência quando aplicada em seres humanos e animais perpassam por questões éticas, mas é ético usar humanos como cobaias? Para provar teses cientificas?Ou para provar senso comum?Porque dois pesos e duas medidas? (Aceitar prova, por analogia com procedimentos quantitativos e não histórico).A irmã portadora é cobaia, assim como Lorenzo.            Podemos ver claramente, no filme, o conhecimento empírico, só experiência (conduta), racionalista, só teoria um exemplo disso é no congresso, que não fez a experiência por ser cara, e também o criticismo como os pais de Lourenzo os Odones.             A filosofia nos mostra que somos seres de idéias, a partir da experiência que nos carregamos. Os pais de Lorenzo mostraram para nos que podemos fazer coisa que estão alem de nosso conhecimento de nossa filosofia de vida. Eles mostraram que no ato de pensar e agir e pensar para ser passado ao outro, eles prefere pensar em conjunto e agir só. O Filme nos deixa a perguntar Ser humano? Só alma, só sentidos, algo diferente, e nos deixa a mensagem que nada na vida é tão difícil quanto parece, mesmo parecendo impossível qualquer salvação vale batalhar até o final.                   
2.2Conhecimento relacionado á Estatística
           

A estatística esta presente no filme como uma análise de dados. Com ênfase na luta pelo direito da competência humana os pais de Lorenzo não sabiam utilizar a medida certa, estiveram de estudar sobre a analise quantitativa e qualitativa.
No filme deu para perceber que foi realizado um estudo qualitativo básico, tendo em vista que foi feita uma investigação que simplesmente procurou desvendar e compreender um fenômeno que estava acontecendo com Lorenzo.Com base nos estudos de Lorenzo seus pais fizeram varia revisão bibliográfica tentou-se contextualizar, de maneira breve, o método científico e a origem das abordagens quantitativa e qualitativa, identificando nos experimento feito com Lorenzo. Mais sempre esbarrando na relação de poder que permeiam o campo científico. Pode-se concluir que na moderna sociedade o saber institucionalizado precede os valores e que o conhecimento empírico é desprezado pelo campo científico.           
2.3Conhecimento relacionado com a Psicologia Social        

A Psicologia social surgiu para estabelecer uma ponte entre a
psicologia e a sociologia. O seu objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos quando estão em interação.Ela também pode ser definida como o estudo do condicionamento que os processos mentais impõem à vida social do homem, ao mesmo tempo que as diversas formas da convivência social influem na manifestação concreta dos mesmos.        As relações de grupos entre médicos, familiares e portadores de Adrenolecodistrofia, nos permite visualizar contextos característicos de pessoas que compartilham informações e/ou problemas de um mesmo enfoque. A Psicologia social pode buscar compreender o mesmo que estes grupos criam para interligarem entre si, para trabalhar este tema ou patologia dentro de seus consultório ou casas, para encontrar um senso comum de como seria o melhor modo de combater e tratar a doença.               
2.4 Conhecimento relacionado a neuroanatomia           

É diagnostico de Lorenzo foi feito, e foi constatado que ele tinha uma doença rara “ALD Adrenoleucodistrofia”. A ALD é uma doença genética rara, incluída no grupo das leucodistrofias, e que afeta o cromossomo x, sendo uma herança ligada ao sexo de caráter recessivo transmitida por mulheres portadoras e que afeta fundamentalmente homens.A ALD decompõe a bainha de mielina( substância gordurosas que ocorre os oxônios e seus feixes), não apenas atua como um bom isolante, como é estruturalmente desenhada para promover a liberação rápida e eficiente de impulso nervoso.Os sintomas da ALD é disfagia, dificuldade de deglutir, afasia, dificuldade de comunicação, os movimentos ficam difíceis e prejudicam a fala, ocorre alterações do controle motor da fala, retardo mental, convulsões, anomalias faciais, perda da memória, da vista, da audição.          Na ALD, a atividade anormal peroxissomos leva a um acúmulo excessivo de ácidos graxos da cadeia muita longa, constituída de 24 ou 26 átomos de carbono em tecidos corporais, sobretudo no cérebro e nas glândulas adrenais.Não existe cura para esta doença seu tratamento e feito por alimentos ricos em “AGCML”, como espinafre, queijo e carne vermelha, devem ser restringidos na dieta. Segundo estudos, a dieta baseada no “azeite ou óleo de Lorenzo” tem obtido êxito, especialmente quando administrada antes da aparição dos sintomas.  O “óleo de Lorenzo” é uma composição obtida através da mistura de ácido erúcico e ácido oléico. O tratamento da disfunção adrenal, através da administração de hormônios, por exemplo, e os transplantes de medula também são outros tipos de medidas adotadas no tratamento da ALD. Por fim a ciência reconheceu a eficácia do ‘óleo de Lorenzo.            O Óleo de Lorenzo é uma lição de amor, carinho e afeto que nos mostra um grande aprendizado.  
2.5 Relação com a Humanista
                    

Existiram vários tipos de existencialismo, de acordo com cada autor , que pensaram diferentes aspectos e que deram a sua contribuição.
           Para kierkgaard, o mundo não ajuda o homem estabelecer a sua condição humana, requer escolha, para ele, a existência, não é para ser explicada racionalmente é sim para ser vivida. Para Heidegger o objetivo penetra na essência do ser humano, analisando a existência do homem, nos encontramos lançados na existência.Sartre devemos tomar decisões, fazer escolhas, e assumirmos a responsabilidade, sem conhecimento de suas conseqüências, integridade de escolha´´o homem ele será aquilo que fizer de sua vida, não havendo nada, além dele mesmo, de sua vontade, que determine seu destino.´´Sartre, há situações em que seja a escolha e assumir a responsabilidade, sem conhecimentos de suas conseqüências.          Todos os indivíduos são absolutamente livres para defenderem seus interesses particulares sem limitações, reflexões sobre o individual buscando respostas ás angústias sobre a morte a massificação, a liberdade e possibilidade existentes dentro de cada sujeito para ser.No filme podemos ver claramente estas questões.A necessidade de humanizar os médicos torna-se evidente na história de Lorenzo, nos alerta para o amor ao próximo. Pois o saber científico, profundamente desvinculado dos valores humanos fundamenta.              A busca por ser humano diante das dificuldades e ou vir a encontrar-se em um universo tão raro que o do portador de Adrenolecodistrofia e de seus familiares, no remete a questão dasein, ou ser lança no mundo.  

2.6 Relação com a Sociologia
          
A Sociologia é uma
ciência que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam o indivíduo em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela Psicologia, a Sociologia estuda os fenômenos que ocorrem quando vários indivíduos se encontram em grupos de tamanhos diversos, e interagem no interior desses grupos. Porém, a Sociologia não é uma ciência de apenas uma orientação teórico-metodológica dominante. Ela traz diferentes estudos e diferentes caminhos para a explicação da realidade social.           Para Émile Durkheim, fatos sociais são "coisas". São maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de um poder coercitivo. Não podem ser confundidos com os fenômenos orgânicos nem com os psíquicos, constituem uma espécie nova de fatos. São fatos sociais: regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc.“É um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior”. ou ainda, “que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais.” Ou ainda:Todas as maneiras de ser, fazer, pensar, agir e sentir desde que compartilhadas coletivamente. Variam de cultura para cultura e tem como base a moral social, estabelecendo um conjunto de regras e determinando o que é certo ou errado, permitido ou proibido.         No filme óleo de Lorenzo quando seus pais começam a caminhada contra o tempo para a cura desta doença “ALD Adrenoleucodistrofia”, eles se esbarram nas questões sociais. “Os acontecimentos sociais devem ser tratados como coisas”. E é por isso que os pais de Lorenzo começam, o tratamento do filho sem os donos do saber “Médicos”.      O filme O Óleo de Lorenzo demonstra que, em sua arrogância, os guardiões do saber canônico não admitem concorrência: reflete a contradição entre o saber considerado científico e o saber não reconhecido no campus. Os pais de Lorenzo, na luta para salvar o filho, tornam-se autodidatas, rivalizando com os renomados doutos. As autoridades científicas relutam em aceitar os avanços obtidos nas pesquisas realizadas externamente ao seu controle.  Mas, a resistência não é apenas dos médicos: os demais pais, cujos filhos sofrem da mesma doença de Lorenzo, não aceitam que alguém fora da academia possa atingir o saber científico. Ou seja, negam legitimidade ao saber não-diplomado. “Querem ensinar os médicos”, acusa uma mãe. Em sua opinião, o desafio ao saber estabelecido é um ato arrogante. E ela tem certa razão. Com efeito, a palavra arrogante vem do latim arrogare, que significa apropriar-se de. E de fato, o que o pai de Lorenzo faz é, por meios próprios, apropriar-se do conhecimento científico.  Óleo de Lorenzo questiona a arrogância titulada e o intelectualismo desencantado do mundo: o saber cientificista, abstrato e sisudo, profundamente desvinculado do humano; um saber que não mergulha no mar da humanidade, um saber desumanizado.O amor pelo filho e pelo próximo alimenta a paixão pelo conhecimento. “Com efeito, para o homem enquanto homem, nada tem valor a menos que ele possa fazê-lo com paixão”, afirma WEBER (1993: 25) O trabalho realizado com paixão inspira e realiza o homem; o contrário exprime obrigação, opressão. O exemplo do pai de Lorenzo comprova que o diletantismo, como admite Weber, é positivo: “No campo das ciências, a intuição do diletante pode ter significado tão grande quanto à do especialista e, por vezes maior. Devemos, aliás, muitas das hipóteses mais frutíferas e dos conhecimentos de maior alcance a diletantes. Estes não se distinguem dos especialistas (...) senão por ausência de segurança no método de trabalho e, amiudamente, em conseqüência, pela incapacidade de verificar, apreciar e explorar o significado da própria intuição”. (Id.: 26).          De acordo com Weber (1993, p. 26), “no campo das ciências, a intuição dodiletante pode ter significado tão grande quanto à do especialista e, por vezes maior.Devemos, aliás, muitas das hipóteses mais frutíferas e dos conhecimentos de maior alcance a diletantes.           Augusto e Michaela Odone são diletantes, são pais e procuram negar “que o conhecimento precede os valores [...]” (BERGER; LUCKMAN, 2004, p. 129). Mais importante que o conhecimento são valores, como o amor e como a humildade. Priorizando esses valores talvez desenvolvamos uma atitude mais crítica em relação ao conhecimento científico e mais flexível em relação ao conhecimento intuitivo e aos saberes não científicos.          Talvez aprendamos que títulos acadêmicos não nos tornam necessariamente melhores que nossos semelhantes.          Para concluir, nos permitimos uma fala dos Odone: nossos filhos estão a serviço daciência médica? Pensei que a ciência médica é que estava a serviço do doente.   Quando estava assistindo ao filme percebi que os conflitos com os médicos são inevitáveis para nos futuros profissionais de psicologia. Pois quando os pais de Lorenzo lutam pela vida do filho e os médicos lutam não pela vida humana, mas sim pelo sucesso da ciência, fazendo milhares de testes e esquecendo que se trata de um ser humano ali presente. “Óleo de Lorenzo” é uma estória real de coragem, determinação e dedicação é uma lição de amor, carinho e afeto que nos mostra um grande aprendizado.  Referências Bibliográficas QUINTANEIRO, T; BARBOSA, M. L. de O; OLIVEIRA, M. G. M. de. Um Toque deClássicos. 2. ed. rev. e amp. Belo Horizonte: UFMG, 2002. WIKIPÉDIA.COM.BR SARTRE, JEAN-PAUL / VERGÍLIO FERREIRA, O Existencialismo é um Humanismo, 3. ª edição,   Lisboa, Editorial Presença. Marilena Chauí. Convite à Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000.
 
< Anterior   Próximo >