Entrar
Sem conta? Criar Conta!

Não Encontrou? Pesquise Aqui!

Pesquisa personalizada
Principal seta Resumos de Livros seta Resumos S seta Sagarana - O Duelo
Sagarana - O Duelo Imprimir E-mail
Escrito por Pedro Frezatto   

Sagarana - O duelo


            Turíbio Todo descobre que sua mulher o traía com o ex-militar Cassiano Gomes. A infidelidade amorosa motivou o duelo (que não houve) entre o marido enganado e o ex-militar.

            Mas por essa altura, Turíbio Todo teria direito de queixar-se tão-só da sua falta de saber-viver, porque avisara à mulher que não viria dormir em casa, tencionando chegar até o pesqueiro das Quatorze-Cruzes e pernoitar em casa do primo Lucrécio, no Dêcámão. Mudara de idéia, sem contra-aviso à esposa; bem feito!: veio encontra-la em pleno (com perdão da palavra, mas é verídica a narrativa) em pleno adultério, no mais doce, dado e descuidoso, dos idílios fraudulentos.

            Felizmente que os culpados não o pressentiram. Turíbio Todo costumava chegar com um mínimo de turbulência; ouviu vozes e espiou por uma fisga da porta; a luz da lamparina, lá dentro, o ajudando, viu. Mas não fez nada. E não fez, porque o outro, era o Cassiano Gomes, ex-anspeçada do 1º pelotão da 2ª companhia do 5º batalhão de infantaria da força publica , onde as gentes aprendiam a manejar, por musica, o ZB tchecoslovaco e até as metralhadoras pesadas Hotchkiss; e era, portanto, muito homem pra lhe acertar um balaço na testa, mesmo estando assim em sumaríssima indumentária e fosse a distância para duzentos metros, com alvo mal iluminado e em movimento.

            Turíbio Todo vinga-se de sua humilhação, metendo uma bala na nuca de se desonrador. No entanto, a vitima da emboscada é o irmão (Levindo Gomes) de Cassiano Gomes. Inicia-se, então, uma longa peleja: Turíbio fugindo e Cassiano perseguindo-o.

            Passam-se meses. Turíbio vai para São Paulo e Cassiano retorna para a sua casa (Vista Alegre) e para a mulher do perseguido para descansar.

            Recomeça uma nova perseguição e o ex-militar (adoentado do coração) acaba por falecer em um povoado onde, na beira da morte, contrata os serviços de um caboclo (Timpim Vinte-e-Um) para dar fim a vida de Turíbio Todo.

            Turíbio, sabendo da morte de Cassiano, retorna para o arraial acompanhado pelo franzino Timpim Vinte-e-Um que o liquida com uma garrucha de dois canos.


Publique este artigo no seu site | Visto: 710

Comentários (1)
Comentários em RSS
1. 16-09-2008 15:13
 
A LETRA DO TEXTO TA MUITO PEQUENA : (
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Escrever comentário
  • Por favor, o assunto do seu comentário precisa ser relevante ao assunto do artigo. Deixe sua opinião ou acrescente informações a respeito do assunto.
  • Ataques pessoais serão deletados.
  • Por favor, não use os comentários para fazer propaganda de seu site ou ele será deletado.
Nome:
E-mail
Homepage
Título:
BBCode:Web AddressEmail AddressBold TextItalic TextUnderlined TextQuoteCodeOpen ListList ItemClose List
Comentário:



Código:* Code
Quero ser contactado por e-mail avisando sobre comentários

 
< Anterior   Próximo >