Auor: Lourenço Cazarré Editora: Ática


O livro fala sobre um jovem chamado Cândido. Um menino que nunca pensou em enfrentar tantos problemas no ginásio. Na sua primeira semana, mais conhecida como semana dos trotes, foi recebido com o Corredor polonês, as pegadinhas dos veteranos, e etc.

Ainda na primeira semana, os repetentes estavam roubando os lanches dos alunos mais novos, mais como era ainda a semana do trote não era possivel fazer nada.

 

Após a semana do trote os roubos continuaram, e todas as pegadinhas também. Até que Cândido resolveu tomar uma iniciativa, juntou-se a seus novos amigos: Bolota e Fuzilica, e ai começaram os problemas. Cândido, Bolota e Fuzilica juntaram-se, e chamram outros alunos que também eram vitimas dos roubos e pegadinhas, e começaram ai então os planos para acabar com os repetentes. Num dia quando todos(Cândido, Bolota, Fuzilica e os outros alunos) resolveram esconder os lanches, mais Papagaio (um mennino que falava demais, deu-se assim o apelido) contou aos repetentes o esconderijo, por mais um dia Cândido, Bolota, Fuzilica e os outros alunos ficaram seu lanche.

 

Porém um dia Bolota resolveu tomar uma providência, mais logo Bolota o mais medroso de todos. Num dia, ao chegar na escola Cândido viu Bedel(o inspetor) chorando na sala da diretoria, logo depois descobriu que os apetrechos de Bedel aviam sumido. Então Bedel estava passando em todas as salas para revistar as mochilas dos alunos, e só faltava a sala de Cândido. No mesmo dia Bolota sentou-se numa das ultimas cadeiras da sala, bem perto dos repetentes.

 

Cândido e Fuzilica estranharam, Bolota estar sentado lá atrás. Bedel então chega na sala de Cândido, quando só faltava a mochila dos repetentes para serem revistadas, o silêncio toma conta do ambiente. Bedel tinha achado seus apetrechos na mochila dos repetentes, foram punidos, mais todos negaram que eles haviam pego os apetrechos, Foi então que a pergunta tomou conta: Quem será que havia botado os apetrechos lá? Será que o medroso do Bolota tomou coragem o suficiente para fazer isso? Ninguém sabe, até hoje isso é um grande mistério.