1) Biografia: Irreverente cheio de humor e otimismo em relação à vida, Marcos Rey é dos autores mais populares junto aos estudantes de 1º grau, que se identificam com o espírito jovem de suas historias modernas, cuja trama e linguagem acompanham o ritmo veloz dos dias de hoje. 

2) Resumo: Garra de campeão Felipe estava indo para São Paulo em sua moto 180, até que um cara estranho numa moto 350 o esnobou e passando a frente. Felipe conseguiu passa-lo e escondeu-se num posto de gasolina, fazendo o cara da 350 pensar que ficou para trás.

Chegando em São Paulo na casa dos seus tios ele viu que seu tio era dono de uma oficina de moto(BOX DOS MOTOQUEIROS) e também que seu tio já foi um grande campeão de Motocross, lá ele conheceu : Seu tio Clovis, sua tia Lola, Tuta (mecânico do Box dos motoqueiro) e Joyce uma linda garota. Logo Felipe e Joyce começaram a sair juntos, eles iam para um lugar chamado Vagão (Danceteria). Felipe logo descobriu que o cara da 350 era um tal Rato, piloto de Motocross.

E ai nasceu uma grande rivalidade entre Rato e Felipe. Felipe virou piloto de Motocross e em seu primeiro campeonato para novatos e estreantes foi campeão.

Um belo dia Felipe e Joyce estavam no Vagão, Felipe ficou com ciúmes de Joyce pois ela dançou com o Rato naquela noite, ai ouve o rompimento entre os dois. Rato soube que Felipe iria entrar em um campeonato e ele achando que iria esnobar Felipe entrou também, mas no final Felipe acabou ganhando o campeonato (FORÇA LIVRE) e ficou com Joyce. Rato pegou sua moto e sumiu do mapa.

3) Personagens: Os personagens são pessoas amantes do Motocross são Felipe, Joyce, Clovis, Lola, Tuta, Rato. 

4)Tempo: A História se passa na época das aulas, acontecem alguns campeonatos, mas não dar para saber ao certo quando que é. Dar para saber que é noite quando eles vão para boate.

5) Espaço: A história começa com Felipe na estrada indo para São Paulo. La ele vive varias emoções.

6) Foco Narrativo: O foco narrativo é em 3º pessoa, ou seja o narrador não participa da história, apenas conta.