Resumo de Questões sobre o Relevo Brasileiro

Trabalho pronto escolar de geografia sobre Questões do Relevo Brasileiro.

 53
Resumo de Questões sobre o Relevo Brasileiro

1) Relacione as formas do relevo brasileiro e conceitue.

2) justifique a frase: “o relevo brasileiro não se formou recentemente”.

3) O que é;

a) Cuestas.

b) Pediplanos.

c) Peneplanos

d) Orogênese

4)  Faça o comentário sobre a geomorfologia brasileira descrita por;

a) Aroldo Azevedo.

b) Azis-Ab’saber.

c) Jurandir Rossi.

5) Descreva a depressão cuiabana.

6) Fale sobre os fenômenos lixiviação loterização.

RESPOSTAS

1) Planaltos , planícies , depressões e montanhas. Planaltos – são superfícies elevadas aplainadas , delimitadas por escarpas onde o processo de desgaste supera o de acúmulo de sedimentos. Planícies – são superfícies mais ou menos planas , onde o processo de deposição de sedimentos supera o de desgaste. Depressão Absoluta- é aquela situada abaixo do nível do mar. É o caso da depressão do mar morto. Depressão Relativa – é aquela situada acima do nível do mar . A periférica paulista é uma depressão relativa. Montanhas – são elevações naturais do relevo , podendo ter várias origens , como dobramento ou falhamento.

2) Quer dizer que o relevo Brasileiro é muito antigo , um fato que explica isso é a baixa altitude do relevo , associada à intensa ação erosiva.

3) a)forma de relevo dissimétrico constituída por uma sucessão alternada de camadas com diferentes resistências ao desgaste e que inclinam numa direção , formando um declive suave no reverso , e um corte abrupto ou íngreme na chamada frente da cuesta. O termo é de origem mexicana. 

b)relevo aplainado de superfícies extensas submetidas a clima árido quente ou semiárido. Sua origem pode ser glacial , isto é , composta pelo gelo em eras antigas , ou pela deposição de sedimentos fluviais. 

c)superfície plana ou levemente ondulada resultante de um processo de erosão que se encontra tremendamente envelhecido. Sua superfície não é necessariamente plana e existe um certo equilíbrio entre erosão e sedimentação. 

d)é o fenômeno que em conjunto levam à formação de cadeias de montanhas , produzidas por dobramentos , falhas ou pela combinação de ambos.

4) a)nós anos 40 , fragmentou o nosso território em 8 partes geomorfológicas. 

b)anos depois melhorou e detalhou o território brasileiro em 10 partes. c)chegou a uma nova divisão do relevo nacional , em28 partes baseadas em observações feitas em viagem por terra e prescindiam de maior detalhamento.

5) Sistema de pequena extensão que tem início no pantanal e em forma de rampa , se eleva de 150 até 400m no contato com a chapada dos Parecis.

6) Lixiviação – lavagem do solo. Loterização – perda de fertilidade do solo.