Resumo sobre a Pré-História

Trabalho pronto escolar de história sobre a Pré-História.

 160
Resumo sobre a Pré-História

PALEOLÍTICO

Afirma-se que os homens pré-históricos formaram comunidades e não sociedades, estas, típicas da civilização; ou seja, que eles tiveram cultura e não civilização, indicando assim a pobreza da sua produção material e intelectual.

PALEOLÍTICO INFERIOR

A temperatura da Terra era muito fria, forçando o homem dessa época a viver em cavernas. Não conhecia a agricultura e a criação de animais, alimentando-se da caça, da pesca e da coleta de frutos, o que o forçava a levar uma vida nômade. Uma descoberta decisiva deste período foi o fogo, usado para o aquecimento e para afugentar os animais. Seus instrumentos inicialmente eram de osso e de madeira; depois de pedra e de marfim. Durante este período surgiu os primeiros clãs, formados por conjuntos de famílias cujos membros descendiam de ancestrais comuns. Isso foi o esboço do nascimento da organização social. Os homens começaram a se comunicar através da linguagem e a se preocuparem com o destino a ser dado aos mortos das suas comunidades, através de rituais.

PALEOLÍTICO SUPERIOR

Nessa época o homem pré-histórico começou a ser considerado um homem propriamente dito. Ele começou a planejar suas caçadas, preparando armadilhas para animais maiores. Tais como elefantes, renas e outros. Utilizou os ossos dos animais para fazer seus instrumentos e com o grande resfriamento pelo qual passou a Terra, nessa era, ele permaneceu mais tempo no interior das cavernas e desenvolveu sua criatividade nas artes, deixando este registro nas paredes das mesmas ou nos utensílios encontrados.

NEOLÍTICO

Com a domesticação de animais e a necessidade de fazer reserva de suprimentos para a sua subsistência, o homem passou a recolher lotes de animais, apoderando-se dos mesmos, tornando-se criador e já desenvolvendo a criação de ovelhas, cuidando-os em forma de pastoreio.

O crescimento da população fez surgir os primeiros aglomerados urbanos, principalmente por questão de proteção ao grupamento. 

A característica fundamental do Neolítico refere-se às novas formas de relação que se estabeleceram entre o homem e o meio ambiente. O homem passou a interferir decisivamente no meio ambiente. Começou a cultivar plantas e domesticar animais, controlando as fontes de sua alimentação. Passou, então, a depender cada vez mais das mão produtoras.

A Revolução Neolítica não ocorreu da noite para o dia. A princípio o cultivo de plantas e a criação de animais tinham apenas a função de completar o suprimento de alimentos obtidos por meio da coleta de frutos, da caça e da pesca. Mesmo assim agricultores e pastores continuaram com a vida nômade. Difundiram-se conhecimentos por várias regiões. À medida que a agricultura e a criação de animais se desenvolviam, as comunidades foram adotando o modo de vida sedentário, acumulando conhecimentos relativos a essas atividades. Com a Revolução Neolítica, as comunidades puderam produzir mais alimentos de que o necessário ao consumo imediato. Esse aumento de produção impulsionou o crescimento da população.

MULHER

Nos clãs, a mulher desempenhava importante papel de coesão, pois zelava pela unidade familiar. Também providenciava outros alimentos, enquanto o homem saía pra caçar. Possivelmente o cultivo da terra foi uma atividade praticada pelas mulheres. Elas, tanto quanto os homens, asseguravam o sustento do grupo, embora cuidassem também das tarefas domésticas.

REVOLUÇÃO URBANA

Com as mudanças climáticas, alterou-se a vegetação da face da Terra, ficando a Europa Central e do Norte com clima temperado; o norte da África ficou ressequido e a região do Saara ficou num deserto. Nessas regiões secas, os homens e os animais procuravam as margens dos rios e nessas margens desenvolveu-se os aglomerados urbanos, onde o homem construiu casas sobre estacas de madeira, chamadas Palafitas. Até hoje muito usadas em habitações ribeirinhas.