Resumo sobre Management Information Base

Trabalho pronto escolar de informática sobre Management Information Base.

 31
Resumo sobre Management Information Base

Capítulo 6 - Management Information Base (MIB)

A especificação MIB define as variáveis necessárias a monitoração e controle de vários componentes em redes Internet. Nem todos os grupos de variáveis definidas pela especificação MIB são obrigatórios para todos os componentes de redes Internet. 

Em uma implementação SNMP/RMON os objetos gerenciados são acessados através de um banco de dados virtual, chamado MIB. Os objetos de uma MIB são definidos usando o padrão ASN.1. 

Uma MIB pode ser descrita como uma árvore abstrata com um root anônimo. Os níveis da árvore são compostos pelos itens de dados individuais. Identificadores de objetos (ID) identificam ou nomeiam unicamente os objetos da MIB na árvore. Identificadores de objetos são como números de telefones, eles são organizados hierarquicamente com um específico dígito associado por diferentes organizações. 

Como definido em [Rose90] a MIB e a MIB-II padrão para a Internet, contém 171 objetos. Estes objetos são agrupados por protocolos (incluindo TCP, IP, UDP, SNMP, e outros) e outras categorias, incluindo "sistemas" e "interfaces". 

A árvore MIB é extensiva por força das ramificações experimentais e privadas. Fabricantes podem definir suas próprias ramificações para definir instâncias em seus produtos. Uma estrutura básica da MIB é mostrada na figura 6.1.

Figura 6.1 - Estrutura Básica de uma MIB

6.1 - Definições SMI 

A Structure of Management Information (SMI) especifica que todo objeto gerenciado deve ter um nome, uma sintaxe e um código. O nome é o identificador de objeto, discutido na seção anterior. A sintaxe define o tipo de dados dos objetos (por exemplo, inteiro ou string). Um subconjunto da definição ASN.1 é usado para a sintaxe SMI. O código descreve como a informação associada a um objeto gerenciado é formatada como uma série de itens de dados para transmissão na rede. Outra especificação ISO, chamada Base Encoding Rules (BER), detalha os códigos SMI. 

Os tipos de dados SMI são divididos em três categorias: tipo simples, tipo de grandes aplicações e tipo construtor simples. 

Os tipos simples incluem quatro tipos ASN.1 primitivos:

Inteiros - valores negativos ou positivos de todos os números, inclusive o zero. 

Cadeia de octetos - sequência ordenada de zero ou mais octetos. 

Identificadores de objetos - conjunto de todos os identificadores de objetos alocados de acordo com as regras especificadas pelo ASN.1. 

Tipos de dados de grandes aplicações referem-se aos tipos de dados especiais definidos pelo SMI:

Endereços de rede - representa um endereço de uma família particular de protocolos. 

Contadores - inteiros não negativos são incrementados de um em um até atingirem um valor máximo, quando eles são resetados e voltam a zero. O número total de bits recebidos em uma interface é um exemplo de contador. 

Medidas - inteiros não negativos que são incrementados ou decrementados, porém atrelados a um valor máximo. O tamanho da fila de saída de pacotes é um exemplo. 

Checagem de tempo - o tempo de um evento. O tempo necessário para uma interface chegar ao estado corrente é um exemplo. 

Opaco - representa uma codificação arbitrária. Este tipo de dados é usado para passar uma cadeia de informações arbitrárias que não está de acordo com a tipagem de dados usada no SMI. 

Inteiros - representa uma informação com valores inteiros sinalizados. Este tipo de dados redefine o tipo de dados simples "inteiro" do ASN.1, que tem uma precisão arbitrária no ASN.1 porém uma precisão determinada no SMI. 

Inteiros sem sinal - representa uma informação com valores inteiros não sinalizados. Ele é útil quando os valores são sempre não negativos. Este tipo de dados redefine o tipo de dados simples "inteiro" do ASN.1, que tem uma precisão arbitrária no ASN.1 porém uma precisão determinada no SMI. 

O tipo construtor simples inclui dois tipos ASN.1 que definem múltiplos objetos em tabelas e listas:

Linha - referência a uma linha de uma tabela. Cada elemento de uma linha pode ser um tipo simples ou um tipo de grandes aplicações. 

Tabela - referência a uma tabela com zero ou mais linhas. Cada linha pode ter um número qualquer de colunas. 

A especificação BER, definida por [8825,Specification of Basic Encoding Rules for ASN.1] citado por [Cisco96], permite que máquinas diferentes troquem informações de gerenciamento especificando a posição de cada bit nos octetos transmitidos e a estrutura dos bits. A estrutura de bits é definida pela descrição do tipo de dados, tamanho e valor.