Resumo sobre o Declínio da URSS (Evolução Política)

Trabalho pronto escolar de história sobre o Declínio da URSS.

 14
Resumo sobre o Declínio da URSS (Evolução Política)

Declínio da URSS (Evolução Política)

Stálin governou de 1924 a 1953 e Nikita Kruchev governou a URSS de 1954 até 1964. Kruchev foi secretário de Stálin e sabia que o stalinismo era ruim, então ele tentou fazer reformas, mas foi derrubado num golpe de estado feito por Brejnev. 

Leonid Brejnev (1964-82)

Brejnev é stalinista. No seu governo, vai ocorrer a corrida armamentista que drena os recursos da indústria soviética. Então, em 1980, a URSS vai ter um caça o MIG-21 que é muito moderno, mas o soviético, tem um sapato horrível, roupas mal costuradas, eletrodomésticos péssimos e não havia televisão a cores na segunda potência mundial. Nessa época os soviéticos começam a reclamar, porque queriam melhores condições de vida (carros, roupas e eletrodomésticos melhores). 

Além disso, há a questão da corrupção. As famílias recebiam cartelas com selos que serviam para subsidiar as compras (leite, carne, cigarro). No caso do leite, que era para custar 1 rublo, passa a custar 10 cents, mas há apenas 30 selos por mês e se fosse usado mais do que isso, tinha que comprar das outras pessoas, ou então, usar o mercado negro ou apelar para o funcionário corrupto que faz mais cartelas e depois vende para as pessoas. Isso acabava insatisfazendo a população. Além disso, na URSS havia fila para tudo. E não podia falar mal do Governo, pois os agentes da KGB matavam essas pessoas e, na impossibilidade de falar mal do governo, a população vai discutir cultura => as pessoas eram cultas (havia escola para todos). 

A corrupção chega até Brejnev => a filha dele (Galina) ia de avião até a França e comprava diamantes e o marido dela era um dos líderes do mercado negro. 

 Brejnev morre  em 82 e quem é escolhido pela Duma (Parlamento) é Andropov. 

I. Andropov (1982-84)

Andropov foi o chefe da KGB e sabia de todos os defeitos da URSS e vai tentar fazer as reformas e isso é necessário porque os EUA sabiam da decadência da URSS. Ele foi assassinado => por isso governou tão pouco. Como era o líder da KGB, havia muitas mortes devido a esta e uma das mães dos mortos atira nele e o mata. 

Depois disso, tem que definir quem seria o próximo governante, mas havia uma briga muito grande dentro da Assembleia e decidiram escolher uma pessoa bem velha (em pouco tempo morreria) e enquanto governava, escolheriam o próximo governante. Essa pessoa era Tchernenko. 

K. Tchernenko (1984-85)

    Tchernenko era bem velho (75 anos), tinha problemas de saúde (era surdo dos 2 ouvidos) e participou da II GM. Como era esperado, ele morreu sem ter feito praticamente nada. 

    Depois dele, já havia sido escolhido quem governaria => Gorbatchev. 

M. Gorbatchev (1985-91)

Depois de eleito, ele vai começar as reformas: 

» Perestroika: significa reestruturação => reestruturação da economia. Deve-se abandonar a corrida armamentista e pegar o dinheiro para usar nas indústrias de bens de consumo. Para realizar essa reforma, era preciso de muito dinheiro e tecnologia. Eles não poderiam pedir para os EUA, então vão recorrer à Alemanha (já era uma potência e não gosta dos EUA que intervinham muito na Europa durante a Guerra Fria => vai ser criada a ideia da Casa Europeia => europeus cuidarem de seus problemas) que vai emprestar 1,5 bilhões de dólares para Gorbatchev iniciar o processo de reestruturação. Ao mesmo tempo, Gorbatchev abre aos poucos a economia => os soviéticos já viam as revistas americanas e queriam ter as coisas que os americanos tinham (coca-cola, sapatos, roupas e calçados finos, Mcdonalds, etc.). 

» Glasnost: significa transparência =>  é a abertura política. O povo já pode falar mal do governo e podem aparecer partidos de oposição ao PC. 

Quando as "coisas" vierem para o país é que começa a crise. Por exemplo, o Mcdonalds => foi feito, mas o sanduíche custava 450 rublos e o salário do soviético era de 600 rublos por mês. Uma calça jeans custava o salário de 5 meses do soviético. Então, numa sociedade socialista, havia o acesso às mercadorias (eram poucas mas havia o acesso); já na capitalista, há abundância de mercadorias, mas o acesso só acontece se você tiver o dinheiro. 

 E, por causa disso tudo, o culpado vai ser Gorbatchev. Vão surgir os ultra reformistas, entre eles Boris Yeltsen que dizia que deveria haver uma abertura mais rápida do mercado para que se estabilizassem os preços. Do outro lado, surgiu um grupo de militares stalinistas que diziam que Gorbatchev estava traindo a URSS ao promover a desaceleração da corrida armamentista. 

Gorbatchev então diz para todos que o sistema deveria ser todo reformado e era para os países socialistas seguirem as reformas que aconteceriam na URSS. 

Em 1989, a Alemanha Oriental não faz nada para impedir a fuga de pessoas para a Alemanha Ocidental e acaba ocorrendo a derrubada do muro de Berlim, símbolo da Guerra Fria que também chegava ao fim e dava o início à chamada Nova Ordem Internacional. Era o fim das brigas ideológicas e da URSS => em 1991 ocorreu uma tentativa de golpe contra Gorbatchev que é preso e Yeltsen aproveita esse momento, vai para as ruas, diz para as pessoas resistirem ao golpe dos stalinistas e na hora de pegar a bandeira, esta não é a da URSS, e sim, a da Rússia. Gorbatchev é solto, mas está fraco politicamente e renuncia e quem é eleito é Boris Yeltsen (era populista => prometeu uma garrafa de Vodka para cada eleitor e o povo que era tão culto, troca seu voto por uma garrafa de Vodka). 

Hoje, a Rússia passa por uma grave crise econômica, política e social => existem movimentos separatistas (religião diferente), possui os maiores juros do mundo, possui tráfico de drogas, a maior máfia do mundo, Aids, crise cultural, prostituição, etc..