Resumo sobre o Sistema Reprodutor

Resumo de biologia sobre o sistema reprodutor.

Resumo sobre o Sistema Reprodutor
Sistema Reprodutor

Conjunto de órgãos do corpo humano que possibilitam a perpetuação da espécie por meio de reprodução.

Sistema reprodutor masculino - Formado pelo pênis, pela próstata e pelos testículos. 

Nos testículos - as duas glândulas sexuais que se alojam no saco escrotal - são produzidos os espermatozoides (células reprodutoras) e a testosterona (hormônio sexual). 

De cada testículo parte um canal emaranhado, o epidídimo, que se prolonga pelo canal deferente. Ligada a cada canal deferente há uma vesícula seminal.

Os canais deferentes unem-se, passando pela próstata - a maior glândula do sistema reprodutor masculino -, a outro canal que vem da bexiga. Formam um canal único, a uretra, que percorre longitudinalmente o pênis e se abre para o exterior.

Sistema reprodutor feminino - Formado por vulva, vagina, útero, ovários, trompas e mamas. A vulva é o conjunto dos órgãos genitais externos da mulher.

A vagina é um canal com revestimento fibromuscular pelo qual a mulher recebe o sêmen. Serve também para escoamento da menstruação e, no parto, para a saída do bebê do útero para o exterior. 

O útero é dividido em duas partes: o colo, localizado no alto da vagina, e o corpo, que dá origem à menstruação e abriga o feto.

O ovário produz os óvulos - as células reprodutoras - e secreta os hormônios estrógeno e progesterona. As trompas de Falópio, onde ocorre a fecundação, ligam os ovários ao útero.