Resumo Teoria Do Caos –James Gleick

Resumo do Livro Teoria Do Caos de James Gleick.

 804
Resumo Teoria Do Caos –James Gleick
Teoria Do Caos

"O Simples Bater de azas de uma borboleta em Pequim, pode causar um furacão em Nova York".

Temos um detalhe nessa frase citada acima, muitas pessoas não se dão conta, e levam muito ao pé da letra, que para o furacão acontecer leva tempo, a perturbação causada pelo bater de asas vai crescendo relativamente, até se transformar em um furacão, mas pode Transcorrer muito tempo antes que isso aconteça. um mês...um ano... uma Década... Depende. A conclusão que pode ser chegada é que pequenas causas (tão pequenas quanto você puder imaginar) gerado pelo "Acaso" pode gerar grandes efeitos se o sistema estudado for caótico. Se não for, as pequenas causas não corresponderam a nenhum efeito.

Mas isso não quer dizer, de modo direto nessa teoria, que o nosso planeta "pode ir pelos ares" a qualquer momento.

A mudança repentina de estado, não esta diretamente relacionada à "Teoria do Caos". Existe uma teoria matemática que aborda isso, conhecida como "Teoria da Catástrofe". Ela engloba a mudança de fase repentina das substancias (Solidificação, Evaporação). A teoria do caos esta ligada a mudança repentina de comportamento dinâmico.

No Livro de James Gleick, "Caos, a criação de uma nova ciência", da editora campus, podemos observar que, matematicamente falando, o caos se trata com equações de grau "n" que muitas vezes, a incógnita esta no próprio expoente. É o que James chamou de "ciência não linear". Tais equações não podem ser resolvidas de modo determinista, pois apresentam inúmeras soluções em cada ponto. Assim, o caos é necessariamente probabilista.

O que Einstein disse, quando tomou conhecimento das Teorias Probabilísticas foi "Deus não joga Dados", referindo-se ao fato de que as ações ocorreriam de modo probabilístico com o qual ele não concordava.

Podemos entender matematicamente que a "Teoria do Caos" passa de uma equação que tem como resposta inúmeras Variáveis.