Ciências Biológicas

Informações sobre a Profissão e o Curso de Ciências Biológicas.

 2126
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas

Definição:

O profissional de Biologia apresenta uma formação fundamentada no conhecimento da diversidade dos seres vivos, sua organização, evolução e relações com o ambiente. Portanto, trabalhar com plantas ou animais é muito comum para biólogos. Contudo, nos últimos tempos, a atuação deste profissional se ligando, também, a assuntos que tratam da manipulação de genes, como clonagem, genoma humano, alimentos transgênicos...

Como este profissional trabalha com a vida, objeto em constante transformação, o número das atividades exercidas é ilimitado. O Manual do Biólogo indica 50 áreas com as quais pode trabalhar, do A, de administração de jardins botânicos, por exemplo, a Z, representado pela zoologia. Na maioria das vezes, ao concluir seu curso, o profissional procura se especializar em uma dessas áreas.

O estudante de Biologia pode optar pelos cursos de bacharelado em Ecologia, que prepara biólogos para atuar em análise ambiental, licenciamento ambiental e pesquisa com comunidades animais e vegetais; e bacharelado em Biopatologia, que o apronta para atuar nas áreas de gerenciamento da saúde, fiscalização e produção em empresas, hospitais e laboratórios clínicos, além de propiciar o desenvolvimento do ensino e pesquisa com células e tecidos, imunologia, microbiologia, hematologia e parasitologia.
Outra opção é a licenciatura em Ciências, habilitação em Biologia, que forma professores para o ensino fundamental e médio e fornece embasamento para que se dê continuidade aos estudos em nível de pós-graduação.
MERCADO DE TRABALHO
O mercado é amplo, mas há certas áreas que estão oferecendo maiores perspectivas de sucesso para os biólogos. Licenciamento ambiental é uma delas. Neste caso, o profissional trabalha analisando o meio ambiente para a instalação de empresas. A engenharia genética é outra preferência. Nela, o biólogo pode atuar realizando análises de exames de DNA, por exemplo.
Desenvolvimento sustentável, ou seja, implantação e estudos dos serviços econômicos e ambientais básicos, sem ameaçar a viabilidade dos sistemas natural, social e construído, dos quais estes serviços dependem, é outro campo de ação destacável, assim como o estudo da biodiversidade, que é toda a variedade de vida do planeta.