Trabalho sobre Sufixos

Trabalho pronto escolar de português sobre Sufixos.

 158
Trabalho sobre Sufixos

Tenho observado que o estudo de sufixos adjetivais dos adjetivos relacionais – os parafraseáveis por “relativo a Nb”, “em relação com Nb” -  comprova que os mesmos não apresentam exclusividade se enfocados em termos de variantes. Um mesmo sufixo adjetival pode ter diversas variantes e, por conseguinte semântica diferente, levando a entender que se trata de regras de formação diferentes embora se trate do mesmo sufixo.

Num levantamento de sufixos adjetivais, com o acréscimos dos quais se pode formar adjetivos étnicos ou pátrios, de um total de 33, 21 são de variante de adjetivos relacionais de procedência. Além dos 11 acima relacionados: -ano, -aco, -ar, -aico, -eiro, -eno, -ense, -ico, -ino, -ista, -tico , outros 10 são ainda sufixos adjetivais que podem entre outras variantes indicar “de procedência”: -ão (alemão, beirão, aldeão) -enho (portenho, hondurenho, panamenho), -ês (francês, norueguês, libanês), -eta (lisboeta, catarineta), -eu (europeu, hebreu, judeu), -ita (israelita, moscovita, jerossolimita), -ol (espanhol, reinol), -ota (cairota, cipriota), -oto (minhoto).

Em vista disso podemos depreender que os falantes nativos fazem uso frequente de formações adjetivais que derivam de substantivos que com o acréscimo de sufixos adjetivais a esses substantivos formam adjetivos étnicos ou pátrios. São, portanto regras de formação de palavras recorrentes que podem inclusive referir-se a habitantes de qualquer região mesmo em relação àquela que hipoteticamente tenha habitantes como já conhecemos: lunático (morador da lua) – muito utilizado de forma metafórica como sendo aquele que não vive em sintonia com o mundo ou com as coisas que o rodeiam, marciano (morador de Marte) – muito utilizado em histórias de ficção, e se pudéssemos imaginar habitantes de outros planetas, assim como às vezes imaginamos os marcianos, como poderíamos ainda denominar aquele que habitasse: Mercúrio? - Vênus? - Júpiter? - Saturno? - Urano? - Netuno? - Plutão? - isso sem mencionarmos certas regiões remotas da Terra das quais nem mesmo tenhamos tido informação sobre seus habitantes.

---------------------------------------------------

Arquivo ZIP contendo trabalho pronto em documento do Word para você copiar/editar como desejar.

Trabalho original com 6 páginas enviado por antigos usuários do SOSEstudante.com.

Necessita revisão, ajustes e/ou correções ortográficas.

FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO ABAIXO...

Arquivos