Trabalho sobre a Vegetação no Brasil

Trabalho pronto escolar de geografia sobre a Vegetação no Brasil.

 169
Trabalho sobre a Vegetação no Brasil

ECOSSISTEMAS

Estima-se que 10% das espécies do planeta vivam em nossas paisagens. Infelizmente, essas paisagens vêm sendo consumidas por desmatamento, queimadas e poluição, provocados pela expansão irracional da agricultura, especulação imobiliária, assentamento de populações, exploração de madeiras tropicais e garimpo.

O Brasil não possui recursos naturais inesgotáveis. A Mata Atlântica, que já perdeu 93% de sua área original, é o maior exemplo disso.

Cobria mais de 1 milhão km2 e hoje está reduzida a menos de 100 mil km2. Essa ocupação predatória, que quase destruiu a Mata Atlântica, agora avança sobre o Cerrado e a Amazônia.

CAATINGA

O mês é agosto e a temperatura do solo - muito seco - chega a 60oC. O sol forte acelera a evaporação da água das lagoas e rios que, nos trechos mais estreitos, secam e param de correr. O cenário árido é uma descrição da Caatinga - que na língua indígena quer dizer Mata Branca - durante o prolongado período de seca correspondente ao inverno. Quando chega o verão, as chuvas encharcam a terra e o verde toma conta da região. A Caatinga distribui-se pelos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, sul-leste do Piauí e norte de Minas Gerais.

Mas nem sempre é assim. Os cerca de 20 milhões de brasileiros que vivem nos 800 mil km2 de Caatinga nem sempre podem contar com as chuvas de verão.

Arquivos