Livro As Casadas Solteiras

As Casadas Solteiras de Martins Pena - Livro completo para download e leitura no computador, tablet ou celular.

 5
Livro As Casadas Solteiras

CENA I
JEREMIAS — Bem fiz eu em vir à festa de São Roque. Excelente dia passei e melhor noite passarei — e vivam as festas! Perca-as quem quiser, que eu não. Para elas nasci, e nelas viverei. Em São Roque, na Penha, na Praia Grande, na Armação... Enfim, em todos os lugares aonde houver festa, se estiverem duas pessoas, uma delas serei eu. Que belo que isto está! Barracas, teatrinho de bonecas, onças vivas, fogo de artifício, máquinas, realejo e mágicos que adivinham o futuro... Logo teremos um nesta barraca... Ora, esses estrangeiros são capazes das maiores extravagâncias para nos chuparem os cobres! Se há tanta gente que acredita neles... Estou que não caibo na pele!

VOZES — Aí vem a barca! Aí vem a barca!
JEREMIAS — A barca! (Correm todos para a borda do mar, exceto Jeremias.) Vejamos, primeiro, quem vem da cidade, para depois aparecer. Tenho cá minhas razões... (Sai pela direita. Nesse momento aparece a barca de vapor, que atraca à praia e toca a sineta. Principiam a saltar os passageiros, e entre eles, John e Bolingbrok, que se encaminham para a frente.)
CENA II
John, Bolingbrok e o povo.
JOHN — Enfim, chegamos.
BOLINGBROK — Oh, yes, enfim! É uma vergonhe estes barques de vapor do Bresil. Tão porque, tão, tão, tão...
JOHN — Ronceira.
BOLINGBROK — Ronceire? Que quer dize ronceire?
JOHN — Vagarosa.
BOLINGBROK — Yes, vagarosa. John, tu sabe mais portuguesa que mim.
JOHN — Bem sabes, Bolingbrok, que ainda que sou filho de ingleses, nasci no Brasil e nele fui criado; assim, não admira que fale bem a língua... Mas vamos ao que serve.
BOLINGBROK — Yes, vamos a que serve.
JOHN — Primeiro, correremos tudo para ver se encontramos nossas belas.
BOLINGBROK — Oh, God! Encontre nesses beles... Mim fica contente se encontre nesses beles. Oh, God!
JOHN — Já vejo, meu caro Bolingbrok, que estás completamente subjugado. Admira-me! Um homem como sois, tão frio e compassado...
BOLINGBROK — Oh, non, my dear! Este é um error muito... fundo... muito oco... non, non! Muito profundo... yes... muito profundo. Meu peito é uma vulcão, uma barril de pólvora... Faltava só a faísca. Miss Clarisse é faísca, e minha peito fez, fez, fez bum!
JOHN — Explosão.
BOLINGBROK — Yes, yes! Explosão! Mim está incêndio.
JOHN — Podias ter-te atirado ao mar.
BOLINGBROK — Oh, non, non! Mar non! Primeiro quero casa com my Clarisse, senão eu mata a mim.

---------------------------------------------

Livro completo de domínio público e sem modificações com 81 páginas em PDF para você baixar e ler em seu computador, tablet ou celular.
FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO ABAIXO...

Arquivos