Monografia sobre a Bolsa de Valores de São Paulo

Monografia pronta de Economia sobre NISPE-200 - Uma proposta de um índice alternativo para a Bolsa de Valores de São Paulo.

 77
Monografia sobre a Bolsa de Valores de São Paulo

Quem está, de uma forma ou de outra, em contato permanente com o mercado acionário brasileiro, percebe que frequentemente são lançadas críticas ao seu principal indicador - o Índice Bovespa - tanto na imprensa especializada quanto em publicações, periódicos ou reportagens televisivas.

O principal alvo destas críticas é, sem dúvida, sua metodologia inovadora, cujo critério de ponderação da carteira teórica pelo índice de negociabilidade em bolsa do ativo, difere da metodologia adotada por outros índices de bolsas, cujo peso dos ativos na carteira teórica é ponderado pelo valor de mercado das empresas. Se para muitos especialistas na área, a ponderação pelo volume de negociação possibilita uma maior concentração em apenas alguns ativos, para outros as oscilações do índice apenas refletem o mercado, tradicionalmente concentrado em estatais.

Como as críticas dirigidas ao Ibovespa insinuavam uma metodologia concentradora, decidiu-se construir um índice alternativo, cuja metodologia obedecesse a adotada pelas mais representativas bolsas de valores do mundo. Para tanto, definiu-se novos critérios para a formação da carteira teórica e recalculou-se as variações de seus  ativos componentes.

--------------------------------------------

Arquivo ZIP contendo trabalho pronto em documento do Word para você copiar/editar como desejar.

Trabalho original com 74 páginas enviado por antigos usuários do SOSEstudante.com.

Necessita revisão, ajustes e/ou correções ortográficas.

FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO ABAIXO...

Arquivos