Resumo II sobre o Comércio no Exterior

Trabalho pronto escolar de geografia sobre o Comércio no Exterior.

 15
Resumo II sobre o Comércio no Exterior

A BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA NAS ULTIMAS DÉCADAS

Anos 70: Na década de 70 o Brasil vivia um crescente processo de desenvolvimento industrial. A balança comercial brasileira era equilibrada, pois as exportações de produtos minerais e agrícolas eram suficiente para sustentar as importações de bens de produção para a indústria em expansão. Porem, com a crise do petróleo o preço dos produtos importados subiu muito desequilibrando assim a balança comercial brasileira.

Anos 80: Nos anos 80, também conhecido como década perdida, o Brasil conheceu um período de grande superávit comercial. Mas esse superávit não era fruto do crescimento da economia como nos países desenvolvidos e sim da política de drástica contenção de importações implantada pelo governo. Essa política fazia com que o país obtivesse uma balança comercial favorável. Porem o dinheiro desse superávit, que deveria ser investido para a compra de bens de produção para desenvolver a indústria emergente da época, era gasto em pagamentos de juros da dívida externa.

Anos 90: Na década de 90 a liberação da economia e a abertura do mercado interno integraram de maneira definitiva o Brasil na economia-mundo. Nessa década o país passou a buscar o equilíbrio de suas contas de uma maneira bem mais racional. Agora ele importava os bens de produção necessários para modernizar suas indústrias, essencial para as tornarem competitivas e ingressarem no mundo globalizado, e para equilibrar as exportações passou a procurar de todas as formas atrair investimentos estrangeiros.

PRINCIPAIS PRODUTOS DE EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO

Exportações: Hoje os principais produtos que o Brasil exporta para os mais variados lugares do mundo, como um verdadeiro global trade são: produtos agroindustriais tendo como principais produtos a soja, a laranja e o café, produtos manufaturados(destacamos ai as exportações das indústrias têxteis de calçados) e produtos primários(minérios em geral).

Importações: O Brasil importa uma quantidade absurda de produtos e não é atoa que tem uma balança comercial desfavorável. Os principais desses produtos são: bens de produção(máquinas), o petróleo e eletrônicos em geral.

ATUAL POLÍTICA ECONÔMICA BRASILEIRA

A atual política econômica brasileira pode ser dividida em três pontos básicos:

O controle do déficit público: O governo tem hoje um sério problema de déficit público pois o país gasta mais do que consegue arrecadar. Para resolver esse problema o governo visa o enxugamento do estado ou seja, a extinção de cargos inúteis e a revisão de alguns salários fora da realidade e a reforma tributaria fiscal que visa diminuir a  sonegação de impostos fazendo com que o estado arrecade mais.

O incentivo a exportação: O governo vem incentivando fortemente as exportações visando conseguir o equilíbrio na balança de pagamentos que é bastante deficitária. 

Globalização: O Brasil hoje vem buscando de todas as formas conseguir se fortalecer e se tornar competitivo no mundo globalizado. Além disso procura fazer parcerias com vários outros países para abrir caminho para as exportações do país. Um grande exemplo disso é o MERCOSUL.