Resumo sobre a Independência dos EUA

Trabalho pronto escolar de história sobre a Independência dos EUA.

 20
Resumo sobre a Independência dos EUA

Independência dos EUA

A Independência dos EUA e a Revolução Francesa estão ligados. Da Independência dos EUA, acontece uma consequência grave na França que inicia a Rev. Francesa. A Ind. dos EUA causa uma crise no Antigo Regime, porque o A.R. tem dentro de si o sistema colonial e se esse se desintegra, o A.R. se desintegra também. Depois dos EUA, todos os demais países da América vão fazer a sua independência, seguindo o exemplo. 

Uma colônia só se transforma em país à medida que ela amadurece política e economicamente; e adquire junto desses dois itens uma identidade que difere da metrópole. Se uma colônia se desenvolve mais rápido, ela atinge a maturidade mais rápido também e se transforma em um país, primeiro do que os outros. 

*Comparação entre a colônia e uma criança: 

A Metrópole precisa impulsionar o desenvolvimento da colônia para ela existir. A criança precisa dos pais para crescer; a criança cresce e vai tendo opinião; chega na adolescência e começa a ficar revoltado e vai contra os pais, mas ela não tem condições de sobreviver e volta pedindo perdão para os pais. Com a colônia acontece o mesmo, ela tenta a independência, sabe que não vai sobreviver e volta para a metrópole. O pai corta a mesada do filho. A colônia não tem mais dinheiro vindo da metrópole. Mas, um dia o filho cresce e tem a independência do pai, tem seu dinheiro e sua casa. A colônia vai amadurecendo e passa a ter condições financeiras e políticas próprias. 

Os Estados Unidos tinham uma vantagem que era a de não sofrer a colonização de exploração (não se cobrava impostos). Ingleses e americanos eram iguais perante a lei. 

Nos Estados Unidos (13 primeiras colônias): 

» Norte: Sofreu colonização de povoamento 

» Sul: Houve o plantation de tabaco e algodão 

Os dois (Norte e Sul) enriquecem ao seu modo. A Inglaterra não explora nenhum dos dois. Então capitaliza-se os dois lados. O norte pega madeiras, feixes, carnes, peles e leva para o Caribe, lá ele vende esses produtos e compra melaço e rum e troca esses dois produtos por escravos na África, volta para a América e vende os escravos para o Sul, é o denominado comércio triangular. 

Esse comércio triangular gerava muito dinheiro. Com esse dinheiro o Norte faz as primeiras manufaturas têxteis e depois vai vender tecido para o Caribe e por contrabando para a América Espanhola e Portuguesa, aí aumenta-se a capitalização. Isso não atrapalhava a Inglaterra que já vendia manufaturas para a Europa, a América Portuguesa e Espanhola e Sul dos EUA; com isso não há produtos para vender para o Norte e este fica livre das compras e pode produzir. 

Quando chegar em 1756 (às vésperas da Rev. Industrial) vai haver uma guerra (Guerra dos Sete Anos) entre a França e a Inglaterra para ver qual país era mais forte. O americano achou que se ajudasse a Inglaterra e ela ganhasse, a Inglaterra daria o Canadá para os americanos. 

A Inglaterra vai acabar ganhando da França, mas não vai dar o Canadá para os EUA, aí começam os atritos entre ingleses e americanos. 

Vai ocorrer a Revolução Industrial na Inglaterra que passará a produzir muitas mercadorias e não poderão deixar mais o americano livre, pois vai se transformar em um concorrente, então corta-se a liberdade através das Leis Intoleráveis (impostos cobrados para sufocar a economia), aí os EUA se revoltam e acontece a Guerra de Independência e essa guerra será ajudada pela França (revanche pela derrota na Guerra dos Sete Anos), por isso a independência dos EUA deflagra a crise na França (pois essa vai gastar muito dinheiro na guerra e vai haver crise por causa da falta de fundos e para resolvê-la, o rei convoca as Assembleias, surgindo a Revolução Francesa). 

Resumo: A Independência dos EUA ocorreu mais rápido do que nos outros países porque os EUA tiveram liberdade (Liberdade Vigiada) e quando a metrópole resolveu impedir o crescimento do país, o país acaba fazendo a independência. Quando acontece a Independência dos EUA, já estava na época da Rev. Ind.. A Inglaterra fez as máquinas que fazem milhões de produtos e por ser a Inglaterra a única a ter essas máquinas, cria-se um grande impacto na economia capitalista do mundo desenvolvido. Esse impacto é por causa que todos os produtos que a Inglaterra vai produzir, terão de ser vendidos para alguém e os EUA percebendo que seriam eles que teriam de comprar, fazem a independência. Quando fazem a Ind., estão acabando com o Antigo Sistema Colonial e isso reflete em todo o sistema do Antigo Regime => com uma colônia liberta, todas as demais vão conseguir também. Então o impacto (consequência da Ind. dos EUA) na América foi a independência do americano (brasileiro e demais latinos). O impacto na Europa vai ser mais detalhado: