Resumo sobre Espiritismo

Trabalho pronto escolar de Ensino Religioso sobre o Espiritismo.

 57
Resumo sobre Espiritismo

ESPIRITISMO 

Allan Kardec foi o codificador da Doutrina Espírita, a partir da edição de O Livro dos Espíritos, em 18.04.1857. Ele definiu o Espiritismo como "uma ciência que trata da natureza, da origem e do destino dos Espíritos, e de suas relações com o mundo corporal", acrescentando que ele é, "ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que decorrem dessas relações". 

Seus princípios fundamentais são:

- Deus é o criador de tudo o que existe. É a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas; 

- Além do mundo dos homens existe o Mundo dos Espíritos, onde sobrevivem as almas daqueles que se foram. Os Espíritos existem em diferentes graus evolutivos e são classificados em três ordens: Imperfeitos, onde predomina a ignorância e o desejo do mal; Bons, onde predomina o desejo do bem, e Puros, aqueles que se libertaram das encarnações. 

- Todos os espíritos foram criados simples e ignorantes, em igualdade absoluta de condições, e evoluem sem cessar, isto é, infinitamente; 

- Os Espíritos, no seu mundo, possuem um corpo de ação, denominado na Doutrina Espírita de períspirito ou corpo espiritual; 

- Todos os mundos do Universo têm uma finalidade útil, donde o principio da pluralidade dos mundos habitados, em níveis de menor ou maior condição de progresso; 

- Uma única existência não é suficiente para que o princípio inteligente, a alma, tenha tempo de aprender tudo a respeito das leis naturais, por isto, o Espiritismo tem como lei a reencarnação, isto é, o princípio da pluralidade das existências; 

- Pela lei da Causa e Efeito, todo espírito, por ter livre-arbítrio para agir, é responsável por seus atos, por isto Deus não castiga nem perdoa. As reencarnações são necessárias para o reajuste das imperfeições passadas e conquista do aprimoramento, para evolução futura; 

- As relações dos Espíritos com os homens são constantes e sempre existiram em todas as épocas. A mediunidade é faculdade que tem uma pessoa de servir de mediadora nestas comunicações dos Espíritos com os homens; 

- O Espiritismo não admite a metempsicose, pois para ele o Espírito não retrograda em sua caminhada evolutiva. Pode renascer em condições sociais inferiores, mas nunca perde o que aprendeu em vidas anteriores;

- O esquecimento das vidas passadas, na vida presente, é uma necessidade justificada para que a alma evolua no cumprimento de suas provas reencarna tórias;

Os livros básicos da Codificação realizada por Allan Kardec e que demonstram toda a filosofia, a ciência e a religiosidade espírita, são:

- O Livro dos Espíritos, contendo a parte filosófica; 

- O Livro dos Médiuns, com sua parte prática/científica no campo mediúnico; 

- O Evangelho Segundo o Espiritismo, com seus fundamentos morais;

- O Céu e o Inferno, com o estudo dos Espíritos e suas relações com os homens;

- A Gênese, os Milagres e as Predições, com o estudo dos milagres e predições do Evangelho de Jesus (Mateus, Marcos, Lucas e João), segundo os Espíritos. 

O estudo acurado destes livros dará ao leitor o verdadeiro sentido do Espiritismo, demonstrando o que somos, de onde viemos, o que estamos fazendo aqui, e para onde vamos. Proporcionará ainda o entendimento das alegrias, angústias, deveres e obrigações com a sociedade e consigo próprio. 

São lemas da Doutrina Espírita:

- Fora da caridade não ha salvação ;

- Nascer, morrer, renascer e progredir sem cessar, tal é a lei;

- Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade. 

Desta forma o Espiritismo é uma doutrina racional, que dá ao estudante uma visão do mundo e do universo, não como mero espectador, mas sim como participante na sua construção, ajudando e amando o seu próximo, e descobrindo que pode ser feliz ainda que dolorido com os problemas do mundo físico.