Resumo sobre o Judaísmo

Trabalho pronto escolar de história sobre o Judaísmo.

 50
Resumo sobre o Judaísmo

O Judaísmo:

A história do povo judeu começa evidentemente por volta dos anos 1.700 antes de Cristo com Abraão, o primeiro patriarca. Este gerou Isaac que por sua vez gerou Jacób, este tendo doze filhos, que deram origem às doze tribos que constituem toda a descendência de Abraão

Jacób se estabeleceu  no Egito, onde José, seu filho, era primeiro ministro do todo poderoso Faraó. José descobre que tem descendência judaica e não tem vínculos biológicos com os egípcios. Nota também que seu povo está sendo escravizado pelo Faraó. José, porém já está velho para comandar toda a operação de libertação, e este invoca Moisés, seu filho, para liberar os judeus das garras egípcias. Durante quarenta anos Moisés conduz os descendentes de Jacó pelo deserto a fim de renovar todos os escravos que estavam fracos psicologicamente, tinham ideais de derrotados, e que por isso não eram suficientemente “vivos” para “ganharem” uma nova terra. Assim, durante esses quarenta anos Moisés reeduca o povo oprimido, fazendo de seus descendentes um povo forte, digno de si. Nisso, Moisés, gênio de Natureza inigualável, elabora os dez mandamentos, dizendo ter recebido de Deus. Neste constam todos os princípios básicos do Judaísmo. Assim, toda essa descendência, após os quarenta anos parte em direção a Canãa(atual Israel), estabelecendo ali a ocupação da terra prometida por Deus. Isso estamos falando em torno de mil anos antes do nascimento de Jesus Cristo. Dos anos mil aos quinhentos antes de Jesus Cristo ocorre a fase da monarquia Judaica, sendo os principais os reis Davi e Salomão , destacando-se também o profeta Samuel.

É uma época de muitas vitórias em todas as áreas, da política até econômica, fazendo com que aquele povo se “esquecesse mais do que devia” do Deus tão forte que os trouxera até ali. Assim surgem como importantes figuras os profetas, estes responsáveis por lembrar o povo que se a religião e Deus fossem esquecidos tudo seria perdido. Assim, em torno de 700a.C o reino se divide em dois, perdendo-se um pouco da força .Não atendendo os apelos dos profetas, os descendentes de Jacó que se estabeleceram no reino de Israel(ao Norte) dão mais atenção á seus tributos econômicos, esquecendo-se de Deus, e com isso os Assírios aproveitam e tomam o poder da região, pois essa estava fraca de ideais  de fé. Nos anos 500a.C ocorre o domínio dos babilônicos sobre o reino do Sul(Judá).Os babilônicos deportaram todos os Judeus como escravos, sendo liberados somente quarenta anos depois. Após esse período os descendentes de Jacó, fortes de sua religião, fortes de sua fé, pois não tinham mais bens econômicos e políticos, voltam a sua terra prometida. Detalhe: a maioria dos sobreviventes eram descendentes da tribo do sul(Judá) por isso a denominação de Judeus, habitantes de Judá. E sua cultura passa a se chamar Judaísmo. Isso em 500a.C.

No ano 63a.C ocorre a dominação Romana sobre os judeus. Nessa época os Judeus estavam espalhados pela Diáspora(lugares for a de Israel), mas detinham Jerusalém como centro de adoração e ponto de referência do Judaísmo. No ano 70 depois do nascimento de Jesus Cristo, os romanos destroem o templo dos Judeus a fim de destruir sua religião. Assim os Judeus são dispersos, perdendo seu ponto de referência, mas o completo controle sobre a terra santa. Somente em 1948 os Judeus obtém, através da ONU o reconhecimento mundial de sua terra com a criação do estado de Israel. Jerusalém é também o centro de dois movimentos religiosos: O islamismo e o Cristianismo.

Toda a base judaica se enquadra na espera de Messias, o salvador, que virá, através de Deus, transformando o mundo de maneira que as coisas sejam mais justas, mais plenas, daí vem a palavra plenitude. É o enviado de Deus na Terra.

Aqui vão as bases do Judaísmo:

-Deus criou e governa todos os seres;

-Deus é único

-Deus não tem corpo

-Deus é eterno

-Deus é unico

-A TORÁH é enviada a partir de Deus e foi dada a Moisés, não podendo ser alterada

-Deus conhece todas as ações e pensamentos do homem

-Deus recompensa os que observam seus mandamentos e pune os que transgridem.

-Deus fará vir o messias.

-Deus fará reviver os mortos nessa data que messias chegar.

O judaísmo é dividido hoje em dia em quatro grandes tendências:

-Judaísmo ortodoxo-observa a torah conforme foi dada a Moisés

-Judaísmo conservador – a torah deve ser adaptada conforme o tempo e situaçoes

-Judaísmo reformador – a torah é apenas fonte de ética e não revelação divina e a era messianica começou com a criação de Israel

 -Judaísmo Liberal  - o reino de Deus na Terra deve realizar-se pelo exemplo de vida do povo de Israel.

O judaísmo é de importância vital para o cristianismo, pois esse entenderá que o messias prometido aos Judeus é Jesus Cristo, q ue, na realidade vem estabelecer um reinado divino nao terreno, mas espiritual.

O cristianismo tem sua origem no judaísmo com Jesus Cristo.