Trabalho Pronto - A importância da água para o corpo humano

Resumo sobre a água para o corpo humano.

 155
Trabalho Pronto - A importância da água para o corpo humano
A água para os humanos

A matéria viva se caracteriza pelo equilíbrio harmonioso de incontáveis bilhões de íons e moléculas, que constituem seu equipamento bioquímico. A análise das células de qualquer ser vivo revela a presença constante de certas substâncias que, nos diversos organismos, desempenham fundamentalmente o mesmo papel biológico.
 
OBJETIVO

Neste trabalho, veremos as funções da água no corpo humano. Ela é, com certeza, o componente mais importante de corpo.
 
A água

Considerado o componente químico mais abundante da matéria viva, a água atua como solvente universal. Essa característica da água é de fundamental importância para os seres vivos, uma vez que as reações químicas de natureza biológica se desenvolvem em soluções. A água é, ainda, um importante veículo de transporte de substâncias, permitindo o contínuo intercâmbio de moléculas entre os líquidos extra e intracelular.
  
Nos seres vivos, a evaporação da água, através de suas superfícies, contribui para a manutenção da temperatura corpórea em níveis compatíveis com a vida. Nas articulações ósseas e entre os órgãos, água exerce um papel lubrificante, contribuindo para diminuir o atrito nessas regiões. Além disso, nas reações de hidrólise como ocorre no processo digestivo, a água participa como um reagente indispensável na transformação das grandes moléculas orgânicas em outras moléculas menores.
 
Na fotossíntese, a água é imprescindível.
Veja um resumo das principais funções água nos seres vivos:

• solvente de líquidos corpóreos;
• meio de transporte de moléculas;
• regulação térmica;
• ação lubrificante;
• atuação nas reações de hidrólise;
• "matéria-prima" para a realização da fotossíntese.

A taxa de água varia, também, em função da idade do organismo. Nos indivíduos jovens, o teor de água é geralmente maior que nos indivíduos adultos de sua espécie. Um feto humano de três meses, por exemplo, contém cerca de 94% de água, enquanto um recém-nascido apresenta cerca de 70% e um homem adulto aproximadamente 65%.
 
CONCLUSÃO

Com esse trabalho, pode-se concluir que a água é de vital importância não só para o ser humano, mas para todo e qualquer ser vivo, uma vez que participa das principais funções do nosso corpo.