Trabalho sobre A Política Interna - Segundo Império

Trabalho pronto escolar de história sobre A Política Interna - Segundo Império.

Trabalho sobre A Política Interna - Segundo Império

Havia no Brasil uma crise ligada aos produtos de exportação. Esses produtos são os denominados "tradicionais": o açúcar, o algodão, o mate, o tabaco, o couro, o charque, o arroz; e nenhum desses produtos tem preço no mercado. Essa crise acontece desde 1921 com a saída da família real do Brasil, aconteceu a independência, veio o I Império, houve o choque entre o imperador absolutista e os nossos aristocratas, a crise aumenta com a guerra da Cisplatina, acontece, então, a abdicação de D. Pedro I que põe o seu filho de 5 anos no governo quando, na impossibilidade de governar, acontece o Período Regencial e a crise continuava. 

O problema da crise só vai ser resolvido quando surge o café representando 40% da nossa balança de exportação, então começava em 1840 o ciclo do café. Enquanto isso não acontecia, vão haver as revoltas do Período Regencial (Cabanagem, Sabinada, Balaiada, Farroupilha) que podiam fazer com que o Brasil se fragmenta-se territorialmente assim como aconteceu com a América Espanhola. Para evitar essa crise política, resolveram passar o poder do regente para o imperador através do Golpe da Maioridade (dar a maioridade a D. Pedro II, antecipando-a em 4 anos, isto é, ele assumiu o governo com 14 anos). 

Vai ser difícil Pedro II governar do Rio de Janeiro toda a extensão territorial do país usando o poder moderador, sem poder usar nenhuma espécie de meio de telecomunicação eficiente (Ex.: telefone), tudo na base da carta levada pelo carteiro a cavalo. Ainda mais que ele tinha apenas 14 anos. Ele vai ficar no governo 49 anos (1840-1889) e o motivo para ele ter conseguido ficar no governo tanto tempo foi a existência do café. 

--------------------------------------------

Arquivo ZIP contendo trabalho pronto em documento do Word para você copiar/editar como desejar.

Trabalho original com 4 páginas enviado por antigos usuários do SOSEstudante.com.

Necessita revisão, ajustes e/ou correções ortográficas.

FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO ABAIXO...

Arquivos