Trabalho sobre a Síria

Trabalho pronto escolar de geografia sobre a Síria.

 54
Trabalho sobre a Síria

Localizada no Oriente Médio, a Síria é a segunda potência militar árabe, superada apenas pelo Egito. Seu território é dominado pelo Deserto Sírio. As áreas férteis ficam no litoral, nas Montanhas Antilíbano e na bacia do Rio Eufrates, no nordeste do país. A economia é baseada na exploração de petróleo, principal produto de exportação. A Síria possui ainda reservas de gás, fosfato e minério de ferro e produz algodão, trigo e cevada. O país é governado por um regime autoritário e nos últimos anos vem estreitando relações com os Estados Unidos. A Síria tem potencial turístico, com atraentes praias na costa mediterrânea e castelos medievais da época das cruzadas.

FATOS HISTÓRICOS - Na Antiguidade, a Síria compreendia os atuais Estados da Síria, Líbano, Israel e Jordânia, além de parcelas do Egito, Turquia e Iraque. Habitada inicialmente por povos de origem semita, sofre invasões de outros grupos étnicos, sendo dividida ou incorporada a diversos impérios. Entre 661 e 750, a conquista muçulmana faz da cidade síria de Damasco a capital do Império Árabe. Entre 1516 e 1918, a Síria é submetida ao domínio do Império Turco-Otomano. 

Formação do Estado - O nacionalismo ganha expressão durante a 1º Guerra Mundial (1914 - 1918), na Grande Revolta Árabe contra o domínio Turco, liderada pelo xerife Hussein. Em 1918, Faiçal, filho de Hussein, conquista Damasco. O Reino Unido, traindo a promessa de independência feita aos árabes, assina um acordo secreto com a França, dividindo uma vasta região do Oriente Médio. O mandato da Síria e do Líbano é outorgado aos franceses, e Faiçal, então rei da Síria, é obrigado a fugir do país. O domínio francês vai até o final da 3º Guerra Mundial (1939-1945). Em 1946, por decisão da ONU, as tropas francesas e inglesas abandonam a Síria e o Líbano. O primeiro governo independente sírio é deposto por um golpe militar em março de 1949. Novo golpe militar restabelece o regime constitucional em 1954. Cresce a partir daí a influência do Partido Baath. A Síria afasta-se politicamente dos EUA e passa a receber armas da União Soviética.

------------------------------------------------

Arquivo ZIP contendo trabalho pronto em documento do Word para você copiar/editar como desejar.

Trabalho original com 4 páginas enviado por antigos usuários do SOSEstudante.com.

Necessita revisão, ajustes e/ou correções ortográficas.

FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO ABAIXO...

Arquivos