Trabalho sobre a Tabela Periódica

Trabalho pronto escolar de química sobre Tabela Periódica.

 22
Trabalho sobre a Tabela Periódica

Como tudo começou
A classificação dos elementos químicos visa dispô-los de tal modo que facilite o seu estudo. A primeira tentativa de agrupar os elementos constitui em dividi-los em metais e não –metais, porém este primeiro ensaio deixou muito a desejar, pois não raro o elemento se podia colocar nos dois grupos. Em 1817, no entanto, Johann Wolfgang Dobereiner conseguiu demonstrar que o peso atômico do estrôncio era a média aritmética dos pesos correspondentes do cálcio e do bário. Tempos depois, consegui ainda Dobereiner mostrar a existência de outras tríades de elementos semelhantes.

A partir daí surgem outras classificações, baseadas na analogia de propriedades. Assim foi que Alexandre Chancourtois dispôs os elementos químicos em ordem crescentes de seus pesos atômicos, seguindo uma curva helicoidal, aproximadamente de 45º, de forma que os elementos correspondentes ficavam situados próximos aos pontos que se correspondiam nas sucessivas voltas da hélice. Desta classificação surgiu a ideia de que as propriedades dos elementos fossem funções de seus pesos atômicos.

Tal fato ficou comprovado quando John Alexander Newlands publicou vários trabalhos onde mostrava que, ao se disporem os elementos em ordem crescente de seus pesos atômicos, o oitavo era sempre uma repetição do primeiro. Esta relação ficou conhecida como lei das oitavas, pela semelhança com os sete espaços das escalas musicais. 
A primeira classificação realmente útil surgiu em 1869 com base nos trabalhos apresentados por Dmitri Mendeleiev e Lothar Meyer.

Dmitri Mendeleiev, nascido em Tobolsk, na Sibéria, foi o responsável pela principal organização dos elementos químicos.
Este gênio da Química doutorouse na Universidade de São Petersburgo, onde começou a lecionar em 1866.

-------------------------------------------

Arquivo ZIP contendo trabalho pronto em documento do Word, PDF, HTML ou outro para você copiar/editar como desejar.
Trabalho original com 5 páginas enviado por antigos usuários do SOSEstudante.com.
Necessita revisão, ajustes e/ou correções ortográficas.
FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO ABAIXO...

Arquivos