Trabalho sobre a Terceira Idade e os Direitos Humanos

Trabalho pronto escolar de filosofia sobre a Terceira Idade e os Direitos Humanos.

 52
Trabalho sobre a Terceira Idade e os Direitos Humanos

A questão dos direitos humanos, relevante por si só, adquire nova e inusitada dimensão, quando considerada à luz do crescimento demográfico de todo o mundo, em especial da América Latina, já que envolve, em relação à terceira idade, aspectos e peculiaridades que não podemos ignorar. Tanto quanto proteção social, condições dignas de sobrevivência e assistência médica eficiente, num período em que as doenças se agravam, a questão dos direitos humanos na terceira idade origina exigências de respeito, acatamento, reverência e solidariedade, tão importantes quanto os aspectos materiais da vida. 

O recente relatório do Fundo das Nações Unidas para a População chama atenção para o fato de que, no ano 2025, nosso Continente terá acrescentado à população atual 499 milhões de habitantes, mais de 190 milhões de cidadãos para os quais será necessário garantir condições de existência condigna, sobretudo acesso ao mercado de trabalho, sem dúvida um enorme desafio num mundo de incerteza e insegurança crescentes. E é nesse contexto que o Brasil, país jovem e de jovens, vê, agora, alterar-se seu perfil demográfico, face ao crescimento do número de pessoas de mais de 60 anos. Como o país mais populoso, dentro de pouco mais de dez anos, nossa população acima de 60 anos deve ultrapassar os 13 milhões de habitantes, virtualmente a metade de toda a América Latina. Seremos, talvez, a quinta maior nação em idosos. 

"Envelhecer é um triunfo, - observa o Professor Alexandre Kalache -, mas para usufruir da velhice é preciso dispor de políticas públicas adequadas que possam garantir um mínimo de condições de qualidade de vida", para os que atingem a terceira idade. 

------------------------------------------------

Arquivo ZIP contendo trabalho pronto em documento do Word para você copiar/editar como desejar.

Trabalho original com 19 páginas enviado por antigos usuários do SOSEstudante.com.

Necessita revisão, ajustes e/ou correções ortográficas.

FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO ABAIXO...

Arquivos