Trabalho sobre Relações Harmônicas

Resumo pronto de biologia sobre as relações harmônicas.

 129
Trabalho sobre Relações Harmônicas
Relações Harmônicas

Nas relações harmônicas pelo menos um dos seres em associação é beneficiado, mas não havendo prejuízo para nenhuma parte associada.

TIPOS DE RELAÇÕES HARMÔNICAS 

As relações harmônicas são: Colônia, sociedade, mutualismo, comensalismo, epifitismo.

Colônia

Denomina-se colônia um grande número de indivíduos da mesma espécie que passam a viver juntos em associação, unidos fisicamente. 

Podemos citar como exemplo de colônia os corais, eles se reúnem e formam os recifes de corais.

Sociedade

A sociedade é um agrupamento de indivíduos da mesma espécie que vivem juntos, mas sem haver contato físico um com o outro, totalmente diferente das colônias.

Na sociedade cada indivíduo tem uma tarefa específica, ou seja, nesta associação cada indivíduo recebe uma função diferente.

Dentro da Relação Sociedade temos como exemplo a sociedade das abelhas, cupins, formigas, etc.

Mutualismo

É um tipo de associação entre seres vivos de espécies diferentes onde todos tiram proveito.

O líquen é um exemplo de mutualismo por ser formado pela associação de fungo com algas unicelulares, outro exemplo é a associação de bactérias com raízes de plantas leguminosas. Temos ainda um exemplo de mutualismo dos cupins com os protozoários que vivem em seu interior.

Comensalismo

É um tipo de associação em um indivíduo tira proveito sem prejudicar o outro.

Temos aqui um exemplo: O leão ataca um animal e mata para comê-lo, mas mesmo assim ele deixa os restos do animal que ainda serão aproveitados na alimentação de outros animais. Outro exemplo de comensalismo são certas espécies de peixes, as rêmoras, que com a parte superior da cabeça fixam-se aos tubarões, os quais fornecem locomoção gratuita, e assim as rêmoras não precisam gastar energia com a locomoção.

Existem também outros tipos de comensalismo, são eles: sinfilia ou trofobiose, inquilinismo e epibiose.

A sinfilia ou trofobiose é uma relação unilateral entre formigas e pulgões, os pulgões possuem uma tromba que serve para sugar a seiva das plantas, em consequência disso eliminam pelo ânus um líquido açucarado muito procurado pelas formigas, as formigas para retiram o líquido roçam suas antenas no pulgão para pegar o líquido, o pulgão não sai com danos e nem beneficiado.

O inquilinismo é uma relação pela qual uma espécie procura habitar o corpo de outra ou viver sobre ela, não lhe causando danos, utilizando apenas como domicílio.

A epibiose é uma relação variante do inquilinismo, que abrange o epitifismo e o epizoísmo.

Epitifismo

Epitifismo entende-se como uma associação entre plantas, esse tipo de associação ocorre quando um tipo de planta fixa-se sobre o tronco de outra, apenas servindo como um ponto de apoio.

As samambaias e as orquídeas crescem sobre o tronco de árvores de maior porte sem prejudicá-las, obtendo apenas suporte. Essas plantas são chamadas de plantas epífitas.

RELAÇÕES DESARMÔNICAS

As relações desarmônicas se caracterizam pelo benefício de um tipo de organismo com o prejuízo para o outro.

TIPOS DE RELAÇÕES DESARMÔNICAS

As relações desarmônicas classificam-se em: Predatismo, parasitisismo, canibalismo, competição interespecífica, competição intra-específica.

Predatismo

É um tipo de relação onde um dos indivíduos é o predador e o outro é a presa. Os predadores são os animais que matam sua presa para comê-la.

Nesse tipo de relação existem muitos exemplos de presa-predador, aqui estão alguns: os herbívoros são predadores das plantas, todos os carnívoros são predadores dos animais.

Paratisismo

O paratisismo é um tipo de relação em que um indivíduo é prejudicado com vantagens para o outro. Nesse caso quem é o prejudicado é o hospedeiro e o beneficiário é o parasita.

O parasita se alimenta de substâncias retiradas do corpo do hospedeiro. Existem vários tipos de parasitas, principalmente os que atacam o homem, dentre eles estão o Tripanossomo que causa a Doença de Chagas, a lombriga que ocasiona a Ascaridíase, o Ancilóstomo que causa a Ancilostomose, a solitária que é o agente causador da Teníase, mas esses são apenas alguns.

Canibalismo

Ocorre quando um determinado indivíduo mata e devora outro indivíduo da mesma espécie. 

Este tipo de relação é comum entre certas aranhas fêmeas como a viúva-negra, que após ser fertilizada, mata e devora o macho.

Amensalismo

Nesta relação, uma espécie dita como inibidora impede o crescimento de outra, chamada amensal, essa relação é também conhecida como antibiose. Assim as raízes de certas plantas secretam substâncias tóxicas que eliminam muitos outros vegetais ao seu redor.

Escravagismo

Essa relação acontece quando uma espécie beneficia-se do trabalho da outra, que é prejudicada.

Podemos citar como exemplos os pássaros que botam ovos no ninho de outras pássaros, estes outros chocam os ovos errados, é chegada a hora da eclosão e os outros pássaros fizeram um trabalho escravo, e também o exemplo das formigas que seqüestram larvas de formigueiro para trabalharem como escravas.