Curso de Medicina Veterinária

Informação sobre a Profissão e o Curso de Medicina Veterinária.

Curso de Medicina Veterinária
Medicina Veterinária

A principal missão é cuidar da saúde dos animais para evitar a transmissão de doenças ao homem. Em fazendas e granjas, o veterinário cuida da higiene, da alimentação e das boas condições de abrigo da criação. É ele quem garante que os animais não irão ingerir substancias que possam deixar resíduos na carne que vai para a mesa do consumidor.

Para quem prefere trabalhar com bichinhos de estimação, um alerta. O veterinário está deixando de ser aquele médico que fica na clínica e sabe um pouco de tudo. A tendência é que o profissional se especialize.
O Curso:
Os cursos estão mudando o enfoque da medicina curativa para a medicina preventiva, dirigida à defesa sanitária. As aulas práticas preenchem 60% do currículo. Os dois primeiros anos compreendem matérias como microbiologia, genética, nutrição e produção animal. Nos anos seguintes, você vai estudar doenças e aprender técnicas clínicas e cirúrgicas.
Disciplinas optativas vão orientá-lo para uma especialização. O último semestre é reservado ao estágio supervisionado.
Duração média: 05 anos
O que você pode fazer como:
Clínica – prestar atendimento a animais domésticos e de grande porte. Tratar doenças e fazer clínica cirúrgica;
Ecologia – estudar animais silvestres, seus hábitos e ambientes, em campos ou em zoológicos;
Produção Animal – fiscalizar produtos de origem animal;
Sanidade Animal – promover a prevenção e o controle de doenças e infecções;
Tecnologia da Produção Animal – melhorar a criação em fazendas por meio de aperfeiçoamento genético, alimentação, reprodução e biotecnologia.