Resumo A Câmara Clara de Roland Barthes

Resumo do Livro A Câmara Clara de Roland Barthes.

 1059
Resumo A Câmara Clara de Roland Barthes
A Câmara Clara

Resumo do Livro a Camara Clara:

A Câmara Clara de Roland Barthes, 1980 Roland Barthes era tudo, e por isso tudo que foi, não morreu: filósofo, teórico, escritor, entre mil e outras coisas. Um nome importante da semiótica. Esta é a sua derradeira obra. 

Uma meditação sobre a fotografia, a vida e a morte. Um texto com uma escrita precisa, analítica, emocional, que nem sempre é fácil de devorar. Um carácter emocional que nasce de uma simples foto da sua mãe em contraste com a linguagem analítica sobre a imagem fotográfica. A essência da fotografia e a morte de um ente querido. 

A mão do homem sobre a imagem, ligada a um referente. Uma viagem com Barthes na busca do significado da fotografia, que resulta num ensaio obrigatório para quem pretende entender a essência da imagem, os segredos por trás da fotografia. O efeito da fotografia no espectador. 

O Punctum, o Studium... Um conflito interno, que discute o despertar de sentimentos que certas fotografias despertam e outras não. A fotografia separada de uma cultura, sociedade ou tempo. O Punctum é o que importa. O que nos toca. O que nos relaciona com a imagem, com o objecto, com o referente?

Depois de lermos o livro, vamos à procura do Punctum. Nem sempre o encontramos. Não ficamos tristes, apenas mais radiantes quando o encontramos. Um texto crítico, acadêmico, obrigatório sobre a fotografia, de um não-fotógrafo. Um espectador.