Resumo sobre o Barômetro

Trabalho pronto escolar de física sobre o Barômetro.

 49
Resumo sobre o Barômetro

O barômetro de mercúrio foi inventado em 1643 por Evangelista TORRICELLI, e funciona porque o ar tem peso. Torricelli observou que se a abertura de um tubo de vidro fosse enchida com mercúrio, a pressão atmosférica iria afetar o peso da coluna de mercúrio no tubo. Quanto maior a pressão do ar, mais comprida fica a coluna de mercúrio.

Assim, a pressão pode ser calculada, multiplicando-se o peso da coluna de mercúrio pela densidade do mercúrio e pela aceleração da gravidade. Ao nível do mar, a pressão atmosférica é de cerca de 15 libras por polegada quadrada ou 29,9 polegadas de mercúrio. Isto é equivalente a 101,3 kilopascals, a unidade de pressão utilizada pelos meteorologistas, além dos "milibares".

O mercúrio é ideal para o barômetro líquido pois sua alta densidade permite uma pequena coluna. Num barômetro de água, por exemplo, seria necessário uma coluna de 10 metros e, ainda assim, haveria um erro de 2 por cento. Barômetro Aneroide a maioria dos barômetros são aneroides e funcionam sem líquido.

Foram inventados em 1843 e consistem em uma pequena caixa de metal, fechada a vácuo. Um lado é fixo e o outro é ligado a uma forte mola que evita que a caixa se abra. O lado móvel se expande-se a pressão do ar diminui e se comprime se a pressão do ar aumenta. A

posição do lado móvel é indicada por um ponteiro. O barômetro de mercúrio é utilizado em laboratórios de pesquisa e em grande estações de meteorologia. Barômetros aneroides são usados em casa, a bordo de navios e em todas as estações climáticas.