Resumo sobre o Ciclo do ouro e pedras preciosas

Trabalho pronto escolar de história sobre o Ciclo do ouro e pedras preciosas.

 28
Resumo sobre o Ciclo do ouro e pedras preciosas

Ciclo do ouro e pedras preciosas

Garimpo no sul do Pará 

A notícia da existência de metais preciosos na América Espanhola correu mundo e forçou os portugueses a ultrapassar os limites do Tratado de Tordesilhas em incansáveis expedições rumo ao interior da nova terra. O fascínio foi registrado na cartografia da época com constantes descrições de eldorados e grandes minas.

Os primeiros a procurar o metal precioso foram os vicentinos que descobriram ouro na Serra da Mantiqueira. Em 1553, surgiram relatos sobre a existência de pedras verdes que poderiam ser esmeraldas. A cada notícia de sucesso, novos aventureiros se rendiam à esperança da procura. Saíam expedições da Bahia, do Rio de Janeiro e da capitania de São Vicente, abrindo novos caminhos e criando povoados no rastro dos exploradores.

Em 1695, o governo foi comunicado em Lisboa da descoberta de ouro. A abundância do metal batizou o local de Minas Gerais dos Cataguás, em alusão aos índios que viviam nas redondezas. Em pouco tempo, a região central do atual território mineiro estava ocupada por mineradores. Era o início de um período de riqueza povoado de histórias de sucesso, infortúnio e grandes revoltas.

Livro e ficha técnica

Brasil 500 anos de imagens: Ciclo do ouro e pedras preciosas.

O livro vai percorrer os caminhos e trilhas usadas durante o período colonial para a exploração e o transporte do ouro e das pedras preciosas que possibilitaram a exportação. Vai mostrar também as marcas da riqueza desse período deixadas em igrejas e cidades coloniais.

Ao entrar no século XX, vamos fazer uma descrição da geografia mineral do país e revelar os diversos surtos de corridas ao ouro em áreas tão díspares como o cerrado e a floresta amazônica. Vamos buscar também a evolução das técnicas de exploração, manuseio, lapidação de pedras e a confecção de jóias desde a ourivessaria dos tempos mais remotos até as mais modernas técnicas de manuseio de metais e pedras preciosas. E, acima de tudo, vamos mostrar a presença daqueles que deixaram impressas nas artes e na cultura as marcas de um cíclo de aventuras.