Resumo sobre o Objetivo da Disciplina

Trabalho pronto escolar de psicologia sobre o Objetivo da Disciplina.

 63
Resumo sobre o Objetivo da Disciplina

Objetivos da Disciplina : Tornar acessíveis aos futuros profissionais, conceitos básicos de Psicologia Organizacional, a fim de habituá-los a desenvolverem e utilizarem os princípios essenciais da administração de pessoas. Fundamentalmente os educandos serão levados a refletirem acerca do ser humano em sua plenitude e dentro das organizações, através do estudo dos fatores que influenciam essas dimensões, visando a internalização de valores sociais e éticos. O resultado esperado é uma maior sensibilização no que se refere à importância das relações humanas no contexto organizacional, bem como da necessidade do contínuo aperfeiçoamento tanto pessoal, quanto profissional, para o desenvolvimento da autoconfiança e da conquista da empregabilidade

Ementa: A Ciência da Psicologia / Personalidade Humana e Organizacional / Fenômenos Grupais e Comunicação / Globalização e Mudanças Comportamentais / Ajustamento e Produtividade / Qualidade de Vida l Motivação e Trabalho / Supervisão e Liderança / Inteligência Emocional / Neolinguística

Metodologia : As aulas contarão com estratégias de ensino-aprendizagem diversificadas, a fim de garantir o alcance dos objetivos, tais como: exposições dialogadas, estudos dirigidos, exercícios práticos, técnicas vivenciais, dinâmicas de grupo, simulações, análises de filmes, etc.

Conteúdo Programático:

1.Contrato Pedagógico

Apresentação dos objetivos da disciplina, conteúdo programático, métodos, técnicas e estratégias de aulas e avaliações. Definição dos deveres e direitos da professora e alunos, visando a elaboração do contrato pedagógico, que poderá ser revisto por ambas as partes durante todo o ano letivo e conterá: o que / quem / quando / onde / por que / para que e como.

2. A Importância da Psicologia no Contexto Organizacional

A ciência da psicologia e suas principais linhas / O ser humano - necessidades e esferas de sua existência / As organizações e seus principais recursos / O verdadeiro papel do "Administrador de Pessoas" - perfil e caracterização.

3. A Evolução Humana e o Processo de Mudanças

A globalização do mundo / O perfil do agente de transformações / A importância da inteligência emocional.

4. Os Reflexos da Motivação nas Organizações

Principais teorias motivacionais / A motivação, o trabalho, a produtividade e o sucesso / Reengenharia existencial e princípios básicos da Programação Neolinguística / Desempenho e potencial humano.

5. O Espírito de Equipe e o Desenvolvimento das Lideranças

As fases do desenvolvimento humano e seus mistérios / A auto percepção como caminho para a descoberta do outro e do desenvolvimento da autoconfiança / A importância da excelência dos relacionamentos no sucesso das organizações / O líder situacional e o consultor interno.

6. A Psicologia Organizacional na Administração de Pessoas

Empregabilidade e técnicas de entrevista / Elaboração de perfil profissional e avaliação de potencial / Desenvolvimento humano, educação e andrologia / Dinâmicas de grupo, jogos de empresa e desenvolvimento do potencial criativo / Comunicação eficaz e técnicas de apresentação.

7. O Ser Humano e a Importância da Qualidade de Vida

Conscientização sobre o tempo : passado, presente e futuro / Administração do tempo / Elaboração do "gráfico da vida" (conquistas) / Definições sobre qualidade / Técnicas de controle do stress / Planejamento estratégico pessoal e profissional.

Algumas Indicações Bibliográficas:

ADIZES, Ichak. Os Ciclos de Vida nas Organizações. S.F Pioneira, 1990.

ALFAYA, Cleider. Ser Eficaz. Editora Sulina, 1990.

BARROS, C. Dartagnan. Sensibilizando para a Qualidade. R.J.: Qualitymark BERGAMINI, C. W.. Motivação. São Paulo: Atlas, 1993.

BOOG, G. Manual de Treinamento e Desenvolvimento. S.P.: Makron 1994. BOTELHO, Eduardo. Administração Inteligente. S.P.: Atlas, 1991. BOTELHO, Eduardo. Do Gerente ao Líder. S.P.: Atlas, 1990.

DAVIS, K. e J.W.N.. Comportamento Humano no Trabalho : Uma Abordagem Psicológica. São Paulo: Pioneira, 1992.

GARLAND, Ron. Administração e Gerenciamento para a Nova Saraiva, 199~ GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. Objetiva, 1995.

KEATING, Kathleen, A Terapia do Abraço. São Paulo: Pensamento, I ,7. MONTEIRO, Regina F.. Jogos Dramáticos. São Paulo: McGraw-Hill.

OLIVEIRA, Maria Amélia Vallim. Administrando o Stress. S.P.: Editora Gente, 1996. OLIVEIRA, Milton. Energia Emocional. S.P.: Makron, 1997.

~ ROBBINS, S.P. Comportamento Organizacional. Rio de Janeiro: LTC, 1998. SHINYASHIKI, R. A Revolução dos Campeões. São Paulo: Editora Gente, 1995. SHINYASHIKI, R. Sucesso é Ser Feliz. São Paulo: Editora Gente, 1997.

~ TRACY, Diane. Assuma este Trabalho e Cresça! S.P.: Makron, 1995.

~ TSCHOHL, John. Encantando Totalmente o Cliente. S.P.: Makron, 19.