Trabalho sobre Coloides

Trabalho pronto escolar de química sobre Coloides.

 15
Trabalho sobre Coloides

1) Dê a definição de dispersão coloidal e discorra sobre suas características principais em relação às partículas do disperso
R= As dispersões coloidais são misturas heterogêneas onde o componente  que aparece em menor quantidade é denominado disperso e o componente que aparece em maior quantidade é denominado dispergente. Em uma dispersão coloidal, as partículas do disperso são um agregado de átomos, íons ou moléculas, macromoléculas ou macroíons; o diâmetro das partículas do disperso estão entre 10Å e 1000Å; além disso, podem sofrer sedimentação pela ação de uma centrífuga, ser separadas do dispergente através de um ultrafiltro e  ser observadas em um ultramicroscópio.

2) Explique o significado dos seguintes termos:
a) Dispersão Coloidal Liófila
R= Também denominada dispersão coloidal reversível, é indicada por grande afinidade entre o disperso e o dispergente. Quando o dispergente for a água, fica denominada como Hidrófila.
Devido à afinidade entre as partículas do disperso e as do dispergente, ocorre uma absorção ou fixação das partículas do dispergente na superfície das partículas do disperso, formando uma película protetora que é denominada camada de solvatação. Essa camada permite que as partículas do disperso fiquem isoladas umas das outras. Com isso é possível formar a dispersão coloidal em sol ou em gel conforma se adicione ou se retire dispergente. É por isso que esses coloides são ditos reversíveis

b) Dispersão Coloidal Liófoba
R= Também chamada dispersão coloidal irreversível, é a dispersão onde praticamente não existe afinidade entre o disperso e o dispergente. Se a fase do dispergente for a água, a dispersão coloidal é denominada hidrófoba. A formação de uma dispersão coloidal liófoba não é espontânea e a passagem de gel a sol é muito difícil.

--------------------------------------------------

Arquivo ZIP contendo trabalho pronto em documento do Word, PDF, HTML ou outro para você copiar/editar como desejar.
Trabalho original com 5 páginas enviado por antigos usuários do SOSEstudante.com.
Necessita revisão, ajustes e/ou correções ortográficas.
FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO ABAIXO...

Arquivos