Trabalho sobre o Charles de Gaulle

Trabalho pronto escolar de história sobre o Charles de Gaulle.

 25
Trabalho sobre o Charles de Gaulle

A escolha de Charles de Gaulle para o estudo surge da necessidade de se apresentar de forma aprofundada esta personalidade de grande importância e representatividade no cenário mundial e da política internacional no século XX. Dentre os grandes líderes que se projetaram nos anos mais críticos do século XX – Churchill, Lenin, Franklin Roosevelt, Stalin, Hitler, Mao Tse-Tung – Charles de Gaulle, ao contrário dos demais, constitui um caso à parte, faltando-lhe sempre uma base nacional importante em que fundamentar sua ação, o que teria sido fatal a um homem menor.

Churchill ao assumir o poder, encontrava a Inglaterra numa posição militar extremamente delicada, sozinha frente à Alemanha nazista, mas seu território não havia sido ocupado, o Império Britânico ainda era uma realidade decisiva no panorama internacional, e a simpatia dos Estados Unidos pela causa inglesa representava um conforto, um estímulo e uma esperança. Hitler também surgiu num momento desastroso da história do seu país, mas o potencial alemão – humano e econômico – uma vez mobilizado, deu-lhe uma posição naturalmente dominante na Europa e no mundo. E o simples fato de terem atrás de si países gigantescos como os Estados Unidos, a União Soviética e a China conferiram a Roosevelt, Lenin, Stalin e Mao Tse-Tung imensa autoridade nacional e internacional.

Charles de Gaulle contava apenas com uma França, física e moralmente exausta pela guerra de 1914-1918; esmagada em poucas semanas, em 1940, pela Alemanha de Hitler; e que nunca mais voltara a ocupar um lugar central na condução dos negócios mundiais, embora tivesse conseguido, depois de longos e penosos anos reerguer-se economicamente. Diante tal quadro De Gaulle poderia ter se acomodado a uma posição secundaria, como seu sucessor, Pompidou. Mas a sua originalidade – uma das muitas marcas da sua grandeza excepcional – é que o rebaixamento da França a potência de segunda classe não o impediu – graças à força da sua personalidade e de seus critérios – de faze-la ouvida das demais nações, indiferente às pressões dos supergrandes e criando a sua política própria, reprovada por alguns, mas respeitada por todos.

------------------------------------------------------------

Arquivo ZIP contendo trabalho pronto em documento do Word para você copiar/editar como desejar.

Trabalho original com 9 páginas enviado por antigos usuários do SOSEstudante.com.

Necessita revisão, ajustes e/ou correções ortográficas.

FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO ABAIXO...

Arquivos