Trabalho sobre o Renascimento - Características Gerais

Trabalho pronto escolar de literatura sobre o Renascimento.

 104
Trabalho sobre o Renascimento - Características Gerais

Dá-se o nome de Renascimento (ou Renascença) ao movimento de renovação intelectual ocorrido na Europa dentro da transição do feudalismo para o capitalismo.   Na realidade, não se pode entender  o  Renascimento  como  limitado às Artes e  às    Ciências, mas sim como uma mudança nas formas de sentir, pensar e agir em relação aos padrões de pensa mento e comportamento vigentes na Idade Média. O Renascimento exprime sobretudo os novos valores e ideais da burguesia, classe ascendente na transição para o capitalismo.

Uma das principais características do Renascimento é o Humanismo, interpretado comumente como sinônimo de antropocentrismo ou valorização do ser humano. O verdadeiro sentido do humanismo renascentista, porém, era o estudo de Humanidades, isto é, da língua e literatura antigas. Humanistas foram Erasmo de Rotterdam (o :”Príncipe dos Humanistas”, autor do “Elogio da Loucura”), Thomas More (autor de “Utopia”) e o português Damião de Góis.

FATORES DO RENASCIMENTO

o Renascimento Comercial e Urbano da Baixa Idade Média, que alterou os valores da época feudal e favoreceu um maior intercâmbio intelectual.

o mecenato , isto é, a proteção aos escritores e artistas, que muito estimulou o movimento renascentista. Os primeiros mecenas pertenciam à burguesia, mas houve também papas, reis e príncipes que praticaram o mecenato. A burguesia fazia-o como forma de investimento financeiro ou para adquirir status; os governantes, porém, tornavam-se mecenas com o objetivo de aumentar seu prestígio e, consequentemente, legitimar o novo poder que estavam implantando: o absolutismo. 

-----------------------------------------

Arquivo ZIP contendo trabalho pronto em documento do Word para você copiar/editar como desejar.

Trabalho original com 6 páginas enviado por antigos usuários do SOSEstudante.com.

Necessita revisão, ajustes e/ou correções ortográficas.

FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO ABAIXO...

Arquivos