Trabalho sobre a Psicanálise

Trabalho pronto escolar de filosofia sobre Psicanálise.

 68
Trabalho sobre a Psicanálise

O contexto histórico que cercou a constituição da psicanálise, embora tenha induzido a formalização de um saber fiel ao ideal científico da época, revalorizou o pressuposto epistemológico que conferia pregnância à categoria de sentido. Ao privilegiar o sentido na experiência do sujeito, Freud construiu modelos metapsicológicos para fenômenos ligados à experiência subjetiva que eram ininteligíveis para a Psicologia Explicativa da época (século XIX), a qual considerava os resíduos da atividade psíquica como desprovidos de significação.

Na realidade nos domínios da psicologia explicativa, os fenômenos mentais eram completamente destituídos de interesse científico, pois o saber psicológico estava sustentado numa concepção epistemológica da verdade que privilegiava a relação entre a psique e os objetos da realidade material.

Em Freud, os sonhos, lapsos, atos falhos e chistes se transformaram em fenômenos privilegiados, através dos quais se pode ter acesso a universo de sentido da subjetividade. Esses fenômenos não podiam ser considerados pela Psicologia Explicativa como um problema teórico, pois, para ela, eles não passavam de resíduos das atividades mentais superiores, responsáveis pela adaptação ao mundo externo.

A Psicologia Explicativa estava voltada para investigação abstrata das funções mentais. Isolava o sujeito e o seu contexto intersubjetivo, submetendo-o ao método introspectivo e pretendendo reconstruir sua individualidade psicológica após fragmentá-lo em funções parceladas. A postura epistemológica e metodológica da Psicanálise é completamente diversa, ou melhor, é inversa.

Em sua investigação, Freud considera primordialmente o sujeito numa posição intersubjetiva, tratando como secundário o estudo das funções mentais. Para fundamentar sua teoria e decifrar o sentido da subjetividade, Freud centra sua atenção exatamente onde se realiza a quebra na performance da individualidade funcional da psicologia positiva.

-------------------------------------

Arquivo ZIP contendo trabalho pronto em documento do Word para você copiar/editar como desejar.

Trabalho original com 6 páginas enviado por antigos usuários do SOSEstudante.com.

Necessita revisão, ajustes e/ou correções ortográficas.

FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO ABAIXO...

Arquivos