Trabalho sobre Terceirização

Trabalho pronto escolar de Economia sobre a Terceirização.

 73
Trabalho sobre Terceirização

O QUE É A TERCEIRIZAÇÃO?

É    um    processo   de   gestão   pelo  qual  se   repassam   alguma   atividades   para   terceiros -   com os    quais   se    estabelece    uma    relação    de   parceria -   ficando  a   empresa   concentrada   apenas  em   tarefas essencialmente ligadas ao negócio em que atua. A  terceirização  originou-se  nos  Estados  Unidos,  logo  após  a  eclosão  da  II Guerra Mundial, pois as indústrias bélicas tinham que se concentrar no desenvolvimento da produção de armamentos e passaram a delegar algumas  atividades  a  empresas  portadoras  de serviços.  Alguns  seguimentos no Brasil,  como a  indústria têxtil, a gráfica se utilizaram da contratação de serviços.

No entanto, atualmente,  este  mecanismo se dá como  uma técnica moderna de administração e que se baseia num processo de gestão que tem critério  de  aplicação (início, meio e fim), uma visão temporal (curto, médio e longo prazo) e uma  ótica  estratégica,  dimensionada  para  alcançar  objetivos  determinados  e reconhecidos  pela organização. Nesta nova administração as atenções são dirigidas para o cliente. As pequenas e médias empresas, foram as primeiras a entrar neste  novo  processo, por serem  as  mais ágeis e por terem percebido a necessidade de mudança, conquistando espaço neste mercado. Mas  logo, as grandes  organizações  começaram a fazer  uma reflexão para continuar  no  mercado  de forma competitiva. A primeira tentativa de mudança, conhecida como downsizing, foi a redução dos  níveis  hierárquicos, enxugando o organograma, reduzindo  o  número de  cargos e consequentemente  agilizando a  tomada de decisões - que não implica, necessariamente, com corte de pessoal.

A  partir  daí,  passou-se  a  transferir   para   terceiros  a  incumbência   pela  execução  das  atividades secundárias. Surge o outsourcing (terceirização), que foi adotada de forma plena pelas empresas. No Brasil, a recessão como pano de fundo levou também as empresas a refletirem sobre sua atuação  e ao mesmo tempo demonstrava  o outro lado,  que era  a abertura de novas  empresas, com  oportunidade de  mão-de- obra, restringindo assim, de certo modo, o impacto social da recessão e do desemprego.

-----------------------------------------------

Arquivo ZIP contendo trabalho pronto em documento do Word para você copiar/editar como desejar.

Trabalho original com 9 páginas enviado por antigos usuários do SOSEstudante.com.

Necessita revisão, ajustes e/ou correções ortográficas.

FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO ABAIXO...

Arquivos