Resumo sobre o Kung Fu

Trabalho pronto escolar de Educação Física sobre o Kung Fu.

 157
Resumo sobre o Kung Fu

O termo "Kung Fu" é aplicado as artes marciais Chinesas a séculos e significa "trabalho duro" ("hard work"). Essa descrição se encaixa nos rigores envolvidos no aprendizado e prática das Artes Marciais Chinesas. De um estudante de Kung Fu se espera a prática diligente. É um trabalho de longa duração. Deve envolver fé, resistência, e muitas cansativas, e as vezes dolorosas horas de treinamento.

Combinando isso a altos padrões de moral, caráter e disciplina mental, dão ao mesmo estudante um caminho muito árduo a seguir. Existem outros termos nas artes marciais chinesas: "Ch'uan Shu" (primeira arte), "Wu Shu" (arte marcial), e "Kuo Shu" (artre nacional). Porém, nenhum desses termos conseguiu ser tão popularizado e conhecido como o "Kung Fu." 

O Kung-fu não é simplesmente conhecido como uma forma saudável de exercícios físicos e sistema de defesa pessoal altamente eficientes mas, também mostra ser um benefício mental e espiritual ao praticante. O corpo de um indivíduo não pode agir sem a interferência da mente, e a mente deve ser orientada a acalmar o espírito. A prática do verdadeiro 'kung fu' exige que os ensinamentos influenciem no dia a dia (modo de vida integral), em cada aspecto da vida do praticante.

O kung-fu une, mente, espírito e corpo. Habilita ações harmoniosas entre os elementos da vida de um ser humano. A filosofia reside na importância entre a harmonia e a ordem natural das coisas. A filosofia talvez seja melhor simbolizada pelo antigo símbolo taoísta ' ying e yang'. Nenhum lado do símbolo é maior em tamanho e muito menos em importância do que o outro. O dois lados devem estar em perfeito equilíbrio ou o todo é afetado. Isto se reflete também no praticante de Kung Fu. Deve-se somente atingir o grau de 'mestre' no Kung Fu, quando todos os elementos da vida de uma pessoa estiverem em equilíbrio. A identidade do Kung Fu é complexa. Sua origem data de aproximadamente 3500 anos, porém, alguns estudiosos afirmam que o Kung Fu data do séc.VI.

Acima de 1000 Estilos são conhecidos e reconhecidos de onde mais de 300 são catalogados. Surgiram do Kung Fu conforme ditado Chinês que diz : "todas as artes marciais conhecidas sob o céu nasceram em Saholin": Karatê, Tae Kwon Do, Esgrima, Aikidô e muitas outras. Estas novas formas de luta foram criadas a partir de uma vertente do Kung Fu ou de um determinado estilo ou técnica, de onde, buscou-se trabalhar, conservar, e até mesmo adaptar características de um determinado conjunto de movimentos, estilos, ou até mesmo todo um conjunto de técnicas e/ou formas de defesa/ataque dando origem a uma nova luta.

O Jiu-Jitsu e o Judô , por exemplo, tiveram origem a partir da técnica Shaolin C'hin Na. O Karatê por exemplo, teve origem com mais ênfase, no estilo do Tigre, estilo mais duro e externo.O Kung Fu, requer de seu adepto um esforço extremo de disciplina no que se refere a comportamento físico e mental. Isto é apenas um item genérico de muitos outros em que se pode dissertar a respeito do Kung Fu que é muito mais do que uma luta. Para se tornar adepto, é importante que se entenda Tao, "o caminho", e o Budsimo Ch'an, a essência da filosofia e a vida dos que deram origem e a vida a estas artes. 

O poder do adepto do Kung Fu repousa na habilidade e reflexo de se defender em situações ímpares e impossíveis. Após anos de prática dirigida , esses monges se tornaram mais do que simplesmente adeptos das formas de sobrevivência, porém, a aceitação e a escolha para se tornar um membro, era difícil. O caráter dos jovens era frequentemente testado.

Como jovens meninos, a aplicação para se tornar um membro do seleto grupo de alunos, era composta de tarefas fáceis e difíceis do trabalho relacionado a manutenção do Templos. Estas tarefas eram divididas entre outras como por exemplo: As longas horas de exercícios físicos (Ginástica), treinos em conjunto ou individual de técnicas de luta, aprendizado e prática da filosofia da religião vigente, Estudos Sociais, História, Medicina Chinesa (tratamento com ervas, acupuntura, etc.)

Uma verdadeira Universidade... Sua sinceridade e habilidade em manter os segredos da ordem Shaolin eram severamente testadas por anos a fio antes de se divulgar os mais importantes e preciosos segredos. Uma vez aceitos pela ordem superior do Templo, sua entrada no Kung Fu era considerada como uma porta de entrada para um novo mundo. Ele trabalharia por longas horas treinando, estudando,aprendendo e condicionando o corpo e a mente para trabalhos em equipe e em esforços coordenados.